Harley-Davidson Road Glide: o ícone do segmento dos amantes das Bagger

A Harley-Davidson Road Glide é um ícone no mundo das motocicletas, especialmente entre os amantes do segmento bagger. Com seu design imponente, motor potente e conforto incomparável, a Road Glide conquistou o coração de motociclistas ao redor do mundo. Conheça as características que tornam essa moto tão especial.

imagem lateral Harley-Davidson Road Glide - foto: Gustavo Epifanio
Harley-Davidson Road Glide – foto: Gustavo Epifanio

Design e estilo

A Road Glide se destaca por seu design marcante, com a característica carenagem “sharknose” (nariz de tubarão) com nova silhueta que confere à moto um visual agressivo e aerodinâmico. Os faróis duplos e as linhas fluidas completam o visual imponente, transmitindo a sensação de poder e presença na estrada.

Motor e desempenho

Equipada com o motor Milwaukee-Eight 117 da Harley-Davidson, a Road Glide oferece um torque robusto e uma entrega de potência suave, proporcionando uma experiência de pilotagem emocionante e prazerosa. O motor V-twin de 1.923 cm³ refrigerado a líquido, aliado ao sistema de transmissão de seis marchas, garante acelerações vigorosas e retomadas de velocidade confiantes desde as mais baixas rotações.

imagem do motor da Harley-Davidson Road Glide - foto: Gustavo Epifanio
Harley-Davidson Road Glide tem motor 117″ – foto: Gustavo Epifanio

Agora o 117 polegadas entrega 107 cv de potência a 5.020 rpm e um torque brutal de 17,8 kgf.m a 3.500 rpm, o que garante ótimas respostas na estrada naquela situação onde você vem passeando a 80 km/h e de repente surge uma subida. Esse motor é mais liso e está mais bem acertado que as versões anteriores e permite passeios em baixa velocidade e marcha alta, mas vale lembrar que mesmo assim ele não gosta de rodar de quinta ou sexta marcha abaixo de 2.000 rpm.

Conforto e ergonomia

Uma das características mais marcantes da Road Glide é o conforto proporcionado ao rodar. A posição de pilotagem é relaxante, com um assento amplo e apoio para as costas, ideal para longas jornadas. Além disso, a moto conta com um sistema de suspensão de alta qualidade, que absorve as irregularidades do asfalto e garante uma viagem suave.

A qualidade do passeio realmente impressiona, mas a Road Glide foi mais pensada para passeios solo, até porque o assento da garupa não tem uma posição legal para encarar viagens simplesmente pelo seu formato arredondado e que insiste em empurrar o ocupante para trás, gerando bastante desconforto.

imagem lateral do piloto com a Harley-Davidson Road Glide - foto: Gustavo Epifanio
Harley-Davidson Road Glide: carenagem Shark Nose – foto: Gustavo Epifanio

Mas o piloto conta com um assento amplo e confortável, além das duas caixas de som posicionadas na carenagem e bem a sua frente, entregando um som de alta qualidade comandado pelo sistema operacional Skyline com 50 watts por canal e dois alto-falantes de 5,25 polegadas, tudo facilmente acessado e comandado pelos punhos do guidão ou na tela sensível ao toque.

imagem piloto com a nova Harley-Davidson Road Glide - foto: Gustavo Epifanio
Harley-Davidson Road Glide: 17,8 kgf.m de torque – foto: Gustavo Epifanio

A suspensão dianteira tem ótima calibragem aliando estabilidade e conforto e os dois amortecedores traseiros contam com regulagem de pré-carga para melhorar o acerto da máquina para as mais diversas condições, levando em conta passeios solo, com garupa e ainda com as malas carregadas, cada qual pedindo um ajuste fino conforme a carga.

piloto em ação com a Harley-Davidson Road Glide - foto: Gustavo Epifanio
Harley-Davidson Road Glide: pneus Dunlop exclusivos – foto: Gustavo Epifanio

Percebi que esta versão é um pouco mais difícil de raspar as pedaleiras quando você está passeando numa estrada sinuosa, pois precisei realmente forçar as inclinações para raspar passeando numa boa, ou seja, você roda tranquilamente e a Road Glide atende perfeitamente com ótima performance em curvas.

imagem piloto em ação em curva com a Harley-Davidson Road Glide - foto: Gustavo Epifanio
Harley-Davidson Road Glide: ABS e controle de tração para curvas – foto: Gustavo Epifanio

As novas rodas de cinco raios com aro 19 na dianteira e 18 na traseira montam pneus Dunlop série Harley-Davidson que garantem um ótimo grip no seco, mas pede atenção redobrada nos dias de chuva.

Tecnologia

A Harley-Davidson Road Glide oferece uma combinação perfeita entre tradição e tecnologia. A moto conta com um painel de instrumentos completo, com informações claras e precisas sobre o desempenho da moto. Além disso, diversos acessórios eletrônicos, como sistema de som premium e controle de cruzeiro, estão disponíveis para tornar a sua jornada ainda mais prazerosa.

imagem do farol em LED da Harley-Davidson Road Glide - foto: Gustavo Epifanio
Harley-Davidson Road Glide: iluminação full LED – foto: Gustavo Epifanio

Agora também fazem parte do pacote de tecnologia os quatro modos de pilotagem (Road, Sport, Rain, Custom) que permitem diversas configurações de potência, frenagem otimizada para curvas e controle de tração também otimizado para curvas.

imagem frontal da Harley-Davidson Road Glide - foto: Gustavo Epifanio
Harley-Davidson Road Glide: imponência nas estradas – foto: Gustavo Epifanio

O sistema de freios com duplo disco dianteiro e disco único traseiro é combinado eletronicamente e conta com ABS de curvas, garantindo ótimas frenagens com pouco esforço na alavanca, afinal o conjunto totalmente abastecido pesa 380 kg, fora piloto, garupa e bagagens.

imagem de detalhe da Harley-Davidson Road Glide - foto: Gustavo Epifanio
Harley-Davidson Road Glide: defletores para direcionar o vento – foto: Gustavo Epifanio

Destaque para o painel agora em uma única tela TFT colorida e sensível ao toque e que controla todo o sistema de infotainment e o sistema de navegação. O sistema conta com porta USB para cartões SD, pen drive e MP3, bem como conexão Bluetooth para telefone celular. A iluminação é full LED.

imagem do painel TFT da Harley-Davidson Road Glide - foto: Gustavo Epifanio
Harley-Davidson Road Glide: agora painel é totalmente digital – foto: Gustavo Epifanio

Conclusão

A Harley-Davidson Road Glide custa R$ 175.500, e é muito mais do que apenas uma motocicleta. É um estilo de vida, uma expressão de liberdade e aventura. Com seu design imponente, desempenho emocionante e conforto incomparável, a Road Glide conquista o coração de todos aqueles que buscam uma experiência de pilotagem única e inesquecível.

A Harley-Davidson oferece uma ampla gama de acessórios e personalizações para a Road Glide e vestuário para os pilotos, permitindo que cada motociclista crie uma moto única e de acordo com sua personalidade.

Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Adicionar aos favoritos o Link permanente.