Idosa é presa suspeita de arrecadar ‘mensalidade’ de membros de facção em Teresina; filha fornecia a própria conta, diz polícia


Solimar Lopes da Silva e sua filha Sandra da Silva Diniz foram presas por tráfico de drogas em maio de 2024. Uma nova operação cumpriu outros mandados de prisão contra elas nesta sexta (10). Operação Draco 175 prende suspeitos de tráfico na Zona Sul de Teresina
Uma idosa chamada Solimar Lopes da Silva, de 60 anos, presa ao lado da filha em uma operação contra o tráfico de drogas em maio de 2024, era responsável por uma célula de uma facção criminosa que arrecadava uma “mensalidade” de seus membros, segundo a Polícia Civil do Piauí (PCPI). A filha dela disponibilizava a própria conta bancária para receber os valores.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a polícia cumpriu outro mandado de prisão contra Solimar, na manhã desta sexta-feira (10), na penitenciária em que ela está detida desde o ano passado, em Teresina.
A filha dela, Sandra da Silva Diniz, de 32 anos, foi presa novamente nesta sexta durante a Operação Draco 175, deflagrada na Zona Sul da capital. Conforme a polícia, Sandra fornecia sua conta bancária para ajudar na arrecadação das “mensalidades” pagas pelos membros da facção.
“Essa célula [coordenada por Solimar] era a ‘caixinha’ da facção. O membro que integra a facção tem que arcar mensalmente com determinado valor. Identificamos criminosos que pagavam e ajudavam na arrecadação”, afirmou Charles Pessoa.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Idosa e filha são presas suspeitas de fazer parte de facção criminosa, em Teresina
TV Clube
Na prisão anterior de mãe e filha, o Draco apreendeu drogas embaladas e um caderno com anotações que apontavam a participação das duas em atividades criminosas. Solimar continuou presa, enquanto Sandra foi encaminhada para prisão domiciliar com monitoramento eletrônico.
O caderno apreendido em 2024 forneceu mais informações sobre a célula da facção que fazia a arrecadação das “mensalidades” e levou a polícia a instaurar outro inquérito e solicitar os mandados de prisão e busca e apreensão à Justiça.
Além de Solimar e Sandra, a polícia prendeu outras oito pessoas e fez buscas em 12 endereços. Dois suspeitos de integrarem a facção criminosa estão foragidos.
A operação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e da PCPI, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina e do Batalhão de Policiamento do Interior (Bepi) e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Anotações encontradas em caderno na residência de idosa presa pelo Draco
Divulgação/SSP-PI
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.