Sequência de quedas: novembro fecha como o pior mês do ano na geração de empregos em Concórdia

Segue em desaceleração a criação de empregos com carteira assinada em Concórdia. Em novembro, o município fechou com saldo negativo pela primeira vez ano, com -111 vagas criadas. Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:

  • CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
  • FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
  • CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK

Segundo as informações levantadas pelo jornalismo da Aliança FM, este resultado é a diferença entre 1.472 contratações e 1.583 desligamentos (que podem ser demissão ou troca de cidade, por exemplo). No ranking do ano, novembro aparece como o pior mês de 2024. Foi o único a ficar negativado. Até então, março e maio eram os piores meses, mas sempre com resultado positivo.

Em relação à década, esse mês de novembro aparece entre os três piores desempenhos. Ele está atrás apenas de novembro de 2023, quando o saldo foi de -199, e de 2016 (-128). Os demais meses de novembro dos últimos dez anos tiveram sempre resultado positivo, em uma média de 100 vagas criadas.

Ainda conforme as informações disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no décimo primeiro mês do ano, apenas um dos cinco setores avaliados pelo Caged apresentou resultado positivo. Comércio fechou com o melhor desempenho (+36). Os demais setores negativaram, sendo que serviços teve o pior saldo (-64).

Em relação ao desempenho do ano, em onze meses, Concórdia possui um saldo de 1.627 vagas criadas, número ligeiramente acima das 1.542 vagas do ano anterior. Já quanto ao período de um ano (dezembro a novembro), até agora são 761 novas vagas, resultado abaixo das 851 vagas em igual período anterior.

Santa Catarina registrou a criação de 8.966 empregos com carteira assinada em novembro, segundo dados do Novo Caged, resultado abaixo do registrado no mês de outubro. Já o Brasil gerou 106,6 mil empregos, o que também representa queda em relação a novembro do ano passado, quando foram criados cerca de 121,3 mil empregos com carteira assinada. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.