Guia de usados: ficha técnica do Ford EcoSport Titanium Plus 1.5 AT 2021; fotos, preço, vantagens e problemas do SUV

O Ford EcoSport Titanium Plus 1.5 AT 2021 é uma ótima opção para quem busca um SUV compacto com conforto, tecnologia e um bom custo-benefício. Ideal para uso urbano e viagens curtas, ele se destaca pelo motor eficiente e pela lista generosa de equipamentos, como bancos de couro, central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de itens de segurança como sete airbags e controle de estabilidade. Seu tamanho compacto facilita a dirigibilidade em cidades, enquanto o porta-malas de 356 litros oferece espaço suficiente para famílias pequenas ou casais que viajam com frequência.

Pontos Principais:

  • Motor 1.5 flex com até 130 cv e câmbio automático de 6 marchas.
  • Sete airbags e controle de estabilidade como itens de segurança.
  • Teto solar e central multimídia SYNC 3 com compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto.
  • Verificar suspensão, central multimídia e histórico de manutenção ao comprar usado.

Entre os pontos positivos, estão o baixo custo de manutenção para a categoria, boa oferta de tecnologia embarcada e a robustez do motor 1.5, conhecido por sua durabilidade. Contudo, é preciso atenção aos principais defeitos relatados por proprietários, como o desempenho limitado do motor em subidas mais íngremes, acabamento interno com plásticos simples em algumas áreas e o consumo que, apesar de adequado, pode ser um pouco alto para quem roda muito. Outro fator a considerar é que o modelo 2021 foi um dos últimos fabricados antes da saída da Ford do Brasil, o que pode impactar na reposição de peças a longo prazo.

O Ford EcoSport Titanium Plus 1.5 AT 2021 é um SUV compacto indicado para quem busca conforto e tecnologia em uso urbano ou viagens curtas, com equipamentos modernos e boa segurança.
O Ford EcoSport Titanium Plus 1.5 AT 2021 é um SUV compacto indicado para quem busca conforto e tecnologia em uso urbano ou viagens curtas, com equipamentos modernos e boa segurança.

Antes de fechar negócio em um EcoSport 2021 usado, é fundamental verificar o estado da suspensão, pois pode ser um dos primeiros componentes a apresentar desgaste. Inspecione também a central multimídia e o funcionamento dos sensores e câmeras, que podem sofrer falhas com o tempo. Verifique o histórico de manutenção para garantir que as revisões foram feitas regularmente e esteja atento ao desgaste nos bancos de couro e no teto solar, itens mais suscetíveis ao uso intensivo. Por fim, opte por uma unidade com baixa quilometragem e, se possível, adquira o veículo de vendedores confiáveis ou concessionárias que ofereçam garantia.

Desempenho, motor e potência

Motor 1.5 Dragon flex, 0-100 km/h em 11,8 s, potência de 137 cv (A), velocidade máxima de 180 km/h. Combustível flex: álcool e gasolina.
Motor 1.5 Dragon flex, 0-100 km/h em 11,8 s, potência de 137 cv (A), velocidade máxima de 180 km/h. Combustível flex: álcool e gasolina.

O modelo apresenta desempenho satisfatório, com um motor dianteiro de aspiração natural e disposição transversal. Equipado com injeção multiponto, possui 3 cilindros em linha e comando de válvulas duplo no cabeçote, acionado por correia dentada. A cilindrada total é de 1.497 cm³, com cada cilindro deslocando 499 cm³.

O motor entrega uma potência máxima de 137 cavalos no álcool e 130 cavalos na gasolina, atingida a 6.500 rpm. O torque máximo é de 16,2 kgfm no álcool e 15,6 kgfm na gasolina, disponíveis a 4.500 rpm. A relação peso/potência é de 9,56 kg/cv, enquanto o peso/torque é de 80,9 kg/kgfm.

A transmissão é automática de 6 marchas, com acoplamento por conversor de torque, e o modelo adota tração dianteira. A plataforma utilizada é a B-Car, com foco em dirigibilidade e eficiência. A velocidade máxima é de 180 km/h, enquanto o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 11,8 segundos.

Consumo e autonomia

Consumo urbano: 6,8 km/l (A), 9,8 km/l (G). Rodoviário: 8,2 km/l (A), 11,6 km/l (G). Tanque de 52 L, autonomia de até 603 km (G).
Consumo urbano: 6,8 km/l (A), 9,8 km/l (G). Rodoviário: 8,2 km/l (A), 11,6 km/l (G). Tanque de 52 L, autonomia de até 603 km (G).

O veículo oferece boa eficiência energética, especialmente considerando sua configuração flex. No uso urbano, o consumo é de 6,8 km/l com álcool e 9,8 km/l com gasolina. Na estrada, esses números aumentam para 8,2 km/l com álcool e 11,6 km/l com gasolina.

A autonomia urbana é de 354 km com álcool e 510 km com gasolina, enquanto na rodovia esses números sobem para 426 km com álcool e 603 km com gasolina. O tanque de combustível tem capacidade de 52 litros.

Interior

Transmissão automática de 6 marchas, direção elétrica, tração dianteira. Dirigir é fácil, com conforto e agilidade em curvas e manobras.
Transmissão automática de 6 marchas, direção elétrica, tração dianteira. Dirigir é fácil, com conforto e agilidade em curvas e manobras.

O interior foi projetado para acomodar até 5 ocupantes com conforto, sendo o espaço interno bem distribuído. O modelo conta com bancos revestidos em couro, ajustes de altura para o motorista e apoio de braço. O volante possui regulagem de altura e profundidade, além de ser multifuncional.

Interior com bancos de couro, porta-malas de 356 L, carga útil de 390 kg. Confortável para família, ideal para uso urbano e viagens.
Interior com bancos de couro, porta-malas de 356 L, carga útil de 390 kg. Confortável para família, ideal para uso urbano e viagens.

O porta-malas oferece capacidade de 356 litros, com a possibilidade de ampliação pelo rebatimento dos bancos traseiros. A carga útil é de 390 kg, permitindo boa flexibilidade para o transporte de bagagens e passageiros.

Medidas

A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, ambas com molas helicoidais como elemento elástico. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam sistema de tambor.

O peso total do veículo é de 1.310 kg, com bitola dianteira de 1.524 mm e traseira de 1.538 mm. A distância entre-eixos é de 2.519 mm, o comprimento total é de 4.096 mm, a largura é de 1.765 mm e a altura é de 1.693 mm. A altura mínima do solo é de 200 mm, oferecendo bom desempenho em diferentes tipos de terrenos.

Os pneus possuem dimensões 205/50 R17, tanto na dianteira quanto na traseira, com altura de flanco de 103 mm. A direção conta com assistência elétrica, e o diâmetro de giro é de 10,6 metros.

Preços aproximados do Ford Ecosport 2021

  • Ford Ecosport SE Direct 1.5 Flex 5p Aut. (PCD) 2021 – Preço aproximado: R$ 74 mil
  • Ford Ecosport SE 1.5 12V Flex 5p Mec. 2021 – Preço aproximado: R$ 75 mil
  • Ford Ecosport SE 1.5 12V Flex 5p Aut. 2021 – Preço aproximado: R$ 76 mil
  • Ford Ecosport Freestyle 1.5 12V Flex 5p Mec. 2021 – Preço aproximado: R$ 78 mil
  • Ford Ecosport Freestyle 1.5 12V Flex 5p Aut. 2021 – Preço aproximado: R$ 79 mil
  • Ford Ecosport Storm 2.0 4WD 16V Flex 5p Aut. 2021 – Preço aproximado: R$ 83 mil
  • Ford Ecosport Titanium 1.5 12V Flex 5p Aut. 2021 – Preço aproximado: R$ 85 mil

Ficha Técnica do Ford EcoSport Titanium Plus 1.5 AT 2021

Suspensão dianteira McPherson, traseira com eixo de torção. Freios: discos ventilados na frente e tambores atrás. Pneus 205/50 R17.
Suspensão dianteira McPherson, traseira com eixo de torção. Freios: discos ventilados na frente e tambores atrás. Pneus 205/50 R17.

Geral

  • Ano: 2021
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: SUV
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: B-Car

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 3 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 499 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 84 mm
  • Razão de compressão: 12:1
  • Curso do pistão: 90 mm
  • Deslocamento: 1497 cm³
  • Potência máxima: 137 cv (álcool) / 130 cv (gasolina) a 6500 rpm
  • Código do motor: Dragon
  • Torque máximo: 16,2 kgfm (álcool) / 15,6 kgfm (gasolina) a 4500 rpm
  • Peso/potência: 9,56 kg/cv
  • Torque específico: 10,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 80,9 kg/kgfm
  • Potência específica: 91,5 cv/litro
  • Rotação máxima: 6750 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: 6F15
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/50 R17
  • Traseiros: 205/50 R17
  • Estepe: Kit de reparo

Dimensões

  • Comprimento: 4096 mm
  • Largura: 1765 mm
  • Distância entre-eixos: 2519 mm
  • Altura: 1693 mm
  • Bitola dianteira: 1524 mm
  • Bitola traseira: 1538 mm
  • Porta-malas: 356 litros
  • Tanque de combustível: 52 litros
  • Peso: 1310 kg
  • Carga útil: 390 kg
  • Reboque sem freio: 550 kg
  • Reboque com freio: 550 kg
  • Ângulo de entrada: 21,5 graus
  • Ângulo de saída: 31,5 graus
  • Ângulo central: 19 graus
  • Altura mínima do solo: 200 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,8 s

Consumo

  • Urbano: 6,8 km/l (álcool) / 9,8 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 8,2 km/l (álcool) / 11,6 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 354 km (álcool) / 510 km (gasolina)
  • Rodoviária: 426 km (álcool) / 603 km (gasolina)

Equipamentos do Ford EcoSport Titanium Plus 1.5 AT 2021

Freios ABS, airbags, ar-condicionado automático, teto solar elétrico, som premium Sony, sistema multimídia com GPS e espelhamento.
Freios ABS, airbags, ar-condicionado automático, teto solar elétrico, som premium Sony, sistema multimídia com GPS e espelhamento.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de xenônio
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Alerta de ponto cego
  • Chamada de assistência de emergência

Conforto

  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura e profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Teto solar elétrico
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido e rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Grade dianteira ativa

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Sistema de som premium Sony

Fonte: GuiaDeUsados, Ford, iG, AutoEsporte e Webmotors.

O post Guia de usados: ficha técnica do Ford EcoSport Titanium Plus 1.5 AT 2021; fotos, preço, vantagens e problemas do SUV apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.