Zontes GK 350: uma cafe racer que combina estilo, performance e tecnologia

A Zontes GK 350 chega ao mercado para desafiar os conceitos tradicionais de uma cafe racer. Com um design moderno e repleto de tecnologia, essa moto oferece uma experiência de pilotagem única, combinando o charme do clássico com a praticidade do contemporâneo.

Logo ao primeiro contato, a Zontes GK 350 impressiona e é um verdadeiro atrativo, não só pelas linhas do body kit, mas também pelas rodas raiadas e apropriadas para uso de pneus sem câmara. Por onde passei com a moto durante os dias de testes não houve uma só pessoa que não se encantou com suas formas, a largura da roda traseira, a ponteira de escapamento dupla, a proteção do disco de freio dianteiro e o acabamento refinado dos acessórios.

imagem do piloto chegando na Zontes GK 350
Zontes GK 350: cafe racer moderna – foto: Gustavo Epifanio

Motor e Performance

O motor monocilíndrico refrigerado a líquido de 350 cm³ é equipado com sistema de injeção de combustível Bosch e oferece um bom desempenho para o dia a dia e pequenas aventuras. Embora as vibrações sejam bem perceptíveis acima das 6.000 rpm, a entrega de potência é linear e suave.

imagem do motor da Zontes GK 350
Zontes GK 350: motor forte – foto: Gustavo Epifanio

São 41 cv de potência a 8.300 rpm e 3,34 kgf.m de torque máximo a 7.300 rpm, sempre muito dispostos a levar a pequena GK 350 com muita agilidade no trânsito das cidades, bem como ótima desenvoltura nas estradas, garantindo ultrapassagens seguras e velocidade máxima de 160 km/h.

imagem do piloto em ação na Zontes GK 350
Zontes GK 350: ótima nas curvas – foto: Gustavo Epifanio

A tocada da GK 350 me lembrou bastante a KTM Duke 390, pois o motor sobe de giro facilmente e pede trocas de marchas bem rapidinho, sem ficar forçando até o limite de rotações, proporcionando uma tocada bastante divertida. A embreagem é deslizante e os engates são bem precisos. As alavancas do câmbio e do freio traseiro contam com três posições de ajuste.

imagem lateral frontal da Zontes GK 350
Zontes GK 350: simplesmente bela – foto: Gustavo Epifanio

Conforto

A posição de pilotagem da GK 350 é ergonômica e confortável, permitindo ótima agilidade em baixas velocidades no trânsito caótico e também encarar longas jornadas com facilidade. O guidão largo proporciona boa alavancagem nas curvas, enquanto o assento, embora firme, oferece o suporte necessário para explorar diferentes tipos de terreno.

imagem lateral do piloto com a nova Zontes GK 350
Zontes GK 350: posição ereta e relaxada – foto: Gustavo Epifanio

A suspensão, com ajuste na pré-carga, absorve bem as irregularidades do asfalto, garantindo um passeio suave e agradável. A sensação de domínio da GK 350 é excelente, pois ela responde aos seus comandos sem hezitar e se comporta de forma impecável. Sinceramente, ao ver que as rodas vem montadas com pneus da chinesa CST, preferi não arriscar muito nas curvas, pois os pneus CST não são para alta performance e eu não queria passar por nenhum susto.

imagem da roda traseira da Zontes GK 350
Zontes GK 350: aros para pneus sem câmara – foto: Gustavo Epifanio

Mas numa tocada não tão radical os CST se comportaram muito bem e não me assustaram em momento algum. Tenho certeza que montando um belo par de pneus Pirelli Diablo Rosso eu arriscaria mais e sem preocupações.

Pacote eletrônico

A tecnologia eletrônica da GK 350 já começa na chave por sensor de presença que aciona a ignição e a trava do guidão. O bocal do tanque de combustível e o assento também são acionados eletronicamente. O painel TFT colorido oferece quatro opções de interfaces temáticas, dois modos de luz, um de fundo manual e outro de fundo automático e pode ajustar a intensidade da luz de fundo de acordo com o brilho e a escuridão do ambiente. Além da conectividade via Bluetooth, também pode monitorar os dados de direção, falhas do veículo, temperatura dos pneus e pressão do ar em tempo real durante a condução para garantir maior segurança ao condutor. O painel pode ser conectado ao aplicativo Carbit Ride.

imagem do painel TFT da Zontes GK 350
Zontes GK 350: painel TFT completo – foto: Gustavo Epifanio

Os modos de pilotagem Eco e Sport são quase imperceptíveis, mas é interessante o fato que estando no modo Eco, ao ultrapassar as 7.000 rpm o modo Sport entra em ação automaticamente para se fazer uma arrancada mais vigorosa ou uma ultrapassagem, e então é só baixar das 7.000 rpm que o modo Eco entra novamente em ação para priorizar a economia de combustível. Destaque para a iluminação total LED e para os punhos retro iluminados que facilitam a leitura durante a noite.

imagem do punho esquerdo da Zontes GK 350
Zontes GK 350: punhos retro iluminados – foto: Gustavo Epifanio

Freios e suspensões

Na dianteira, uma pinça hidráulica de alta performance J. JUAN, com quatro pistões opostos e de fixação radial morde um largo disco flutuante, com diâmetro de 320 mm, assegurando frenagem potente, reduzindo efetivamente a distância de frenagem, sendo recoberta com um protetor de disco com design exclusivo. Na traseira, um disco rígido de 265 mm de diâmetro é mordido por uma pinça hidráulica de dois pistões opostos, e ambos contam com auxílio do ABS.

imagem do freio dianteiro da Zontes GK 350
Zontes GK 350: ABS nas duas rodas – foto: Gustavo Epifanio

Conclusão

A Zontes GK 350 é uma moto que surpreende pela sua versatilidade e pelo pacote bastante completo de equipamentos para a sua categoria. Seu design moderno e esportivo, aliado a um motor eficiente e um chassi equilibrado, a tornam uma excelente opção para quem busca uma moto para o dia a dia e pequenas aventuras.

imagem lateral da Zontes GK 350
Zontes GK 350: acabamento refinado – foto: Gustavo Epifanio

Seja para quem sobe de categoria ou para quem quer comprar uma moto após muito tempo sem, o preço competitivo de R$ 33.720 representa uma excelente relação custo-benefício. Eu quero uma!

Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Adicionar aos favoritos o Link permanente.