Honda Civic LXS 1.8 2008: um bom negócio no mercado de usados? Ficha técnica, preço e desempenho do sedan manual

O Honda Civic LXS 1.8 2008 é uma ótima opção para quem busca um sedã médio confortável, confiável e com bom custo-benefício no mercado de usados. Equipado com motor 1.8 flex de até 140 cv, ele oferece um desempenho equilibrado tanto para uso urbano quanto rodoviário, além de um design moderno que ainda chama atenção. Ideal para famílias ou quem precisa de espaço e praticidade no dia a dia, o modelo também é reconhecido pelo excelente consumo de combustível e pela confiabilidade mecânica, características que o tornam um dos preferidos no segmento.

Pontos Principais:

  • Motor 1.8 SOHC i-VTEC Flex com até 140 cv de potência.
  • Desempenho equilibrado para uso urbano e rodoviário.
  • Possíveis problemas em suspensão e vazamentos de óleo em modelos mais rodados.
  • Design moderno para a época, ainda relevante no mercado.

Entre os pontos positivos, o Civic LXS 2008 destaca-se pelo interior bem-acabado, direção precisa e suspensão confortável, que oferecem uma experiência de condução agradável. No entanto, há alguns aspectos que exigem atenção: a altura do solo baixa pode ser um problema em ruas esburacadas ou com lombadas, e os custos de manutenção e peças são superiores aos de modelos populares. Além disso, desgaste no sistema de suspensão e possíveis vazamentos de óleo no motor são problemas comuns em veículos dessa idade.

O Honda Civic LXS 1.8 2008 é um sedã médio que combina confiabilidade mecânica e eficiência. É indicado para trajetos urbanos e viagens, oferecendo conforto e boa economia de combustível.
O Honda Civic LXS 1.8 2008 é um sedã médio que combina confiabilidade mecânica e eficiência. É indicado para trajetos urbanos e viagens, oferecendo conforto e boa economia de combustível.

Ao considerar a compra de um Honda Civic 2008 usado, é fundamental avaliar o histórico de manutenção do carro e verificar itens como o estado da suspensão, possíveis folgas na direção e a condição do câmbio, especialmente nos modelos automáticos. Dê preferência a veículos com revisões em dia e procure checar se há sinais de corrosão ou reparos malfeitos. Investir em uma vistoria profissional é altamente recomendado para evitar surpresas e garantir que você adquira um exemplar em boas condições.

Desempenho, motor e potência

Motor aspirado 1.8 flex, potência de 140 cv (etanol) e 138 cv (gasolina). Faz 0 a 100 km/h em 10,2 s, com velocidade máxima de 203 km/h.
Motor aspirado 1.8 flex, potência de 140 cv (etanol) e 138 cv (gasolina). Faz 0 a 100 km/h em 10,2 s, com velocidade máxima de 203 km/h.

O modelo apresenta desempenho equilibrado, com um motor de quatro cilindros em linha instalado na parte dianteira e aspiração natural. A alimentação é feita por injeção multiponto, e o comando de válvulas é único no cabeçote, acionado por corrente. Os tuchos são mecânicos e há variação no comando de admissão.

A potência máxima alcança 140 cv com etanol e 138 cv com gasolina, ambos a 6200 rpm. O torque máximo chega a 17,7 kgfm com etanol e 17,5 kgfm com gasolina, disponível a 4300 rpm. O deslocamento é de 1799 cm³, e a razão de compressão é de 11,5:1.

Com uma transmissão manual de cinco marchas e tração dianteira, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge velocidade máxima de 203 km/h. O código do motor é r18a1, e a viscosidade recomendada para o óleo é 10w-30.

Consumo e autonomia

Consumo eficiente com autonomia de até 650 km. Tanque de 50 litros, garantindo boa capacidade para rodar em percursos urbanos e rodoviários.
Consumo eficiente com autonomia de até 650 km. Tanque de 50 litros, garantindo boa capacidade para rodar em percursos urbanos e rodoviários.

No consumo urbano, o modelo oferece 7,1 km/l com etanol e 9 km/l com gasolina. Já no consumo rodoviário, os valores chegam a 10 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina.

A autonomia urbana é de 355 km com etanol e 450 km com gasolina, enquanto na rodovia, os valores são de 500 km com etanol e 650 km com gasolina. O tanque de combustível tem capacidade para 50 litros.

Interior

Tração dianteira, transmissão manual de 5 marchas e direção assistida hidráulica, proporcionando um controle eficiente e responsivo.
Tração dianteira, transmissão manual de 5 marchas e direção assistida hidráulica, proporcionando um controle eficiente e responsivo.

O espaço interno acomoda até cinco ocupantes com conforto. Os bancos traseiros são bipartidos e rebatíveis, proporcionando maior versatilidade para o transporte de carga. O porta-malas oferece capacidade de 340 litros.

Os equipamentos de conforto incluem ar-condicionado com uma zona de climatização, ar quente, apoio de braço para o motorista e o banco traseiro, além de ajustes de altura e profundidade no volante. Os cintos de segurança possuem ajuste de altura e há luzes no porta-malas, porta-luvas e teto traseiro.

Os equipamentos elétricos abrangem controle dos vidros dianteiros e traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores e rodas de liga leve. Para segurança, estão presentes freios abs, airbags frontais, travamento central das portas e cintos de três pontos para todos os ocupantes.

Medidas

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira é composta por braços sobrepostos. Ambas utilizam molas helicoidais como elemento elástico. Os freios dianteiros são a disco ventilado, e os traseiros, a disco sólido.

O veículo pesa 1230 kg e possui as seguintes dimensões: comprimento de 4489 mm, largura de 1752 mm, altura de 1450 mm e distância entre-eixos de 2700 mm. A bitola dianteira mede 1492 mm e a traseira, 1521 mm.

A direção é assistida hidraulicamente, e o diâmetro de giro é de 10,5 metros. Os pneus são 205/55 r16, inclusive o estepe, com altura do flanco de 113 mm.

Preços aproximados do Honda Civic 2008

  • Honda Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Mec. 4p 2008 – Preço Aproximado: R$ 39 mil
  • Honda Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 4p 2008 – Preço Aproximado: R$ 41 mil
  • Honda Civic Sedan EXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 4p 2008 – Preço Aproximado: R$ 41 mil
  • Honda Civic Sedan Si 2.0 16V 192cv 4p 2008 – Preço Aproximado: R$ 80 mil

Ficha Técnica do Honda Civic LXS 1.8 2008

Suspensão McPherson na dianteira e braços sobrepostos na traseira. Freios a disco ventilado na frente e sólido atrás. Pneus 205/55 R16.
Suspensão McPherson na dianteira e braços sobrepostos na traseira. Freios a disco ventilado na frente e sólido atrás. Pneus 205/55 R16.

Geral

  • Ano: 2008
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 8

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Variação do comando: Admissão
  • Cilindrada unitária: 450 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 81 mm
  • Razão de compressão: 11,5:1
  • Curso do pistão: 87,3 mm
  • Deslocamento: 1799 cm³
  • Potência máxima: 140 cv (álcool), 138 cv (gasolina) a 6200 rpm
  • Código do motor: R18A1
  • Torque máximo: 17,7 kgfm (álcool), 17,5 kgfm (gasolina) a 4300 rpm
  • Peso/potência: 8,79 kg/cv
  • Torque específico: 9,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 69,5 kg/kgfm
  • Potência específica: 77,8 cv/litro
  • Rotação máxima: 6800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 10W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,5 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R16
  • Traseiros: 205/55 R16
  • Estepe: 205/55 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4489 mm
  • Largura: 1752 mm
  • Distância entre-eixos: 2700 mm
  • Altura: 1450 mm
  • Bitola dianteira: 1492 mm
  • Bitola traseira: 1521 mm
  • Porta-malas: 340 litros
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Peso: 1230 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 203 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,2 s

Consumo

  • Urbano: 7,1 km/l (álcool), 9 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 10 km/l (álcool), 13 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 355 km (álcool)
  • Rodoviária: 500 km (álcool), 650 km (gasolina)

Equipamentos do Honda Civic LXS 1.8 2008

Airbags, ABS, ar-condicionado, bancos rebatíveis, ajuste do volante em altura/profundidade e sistema de som com rádio e CD player.
Airbags, ABS, ar-condicionado, bancos rebatíveis, ajuste do volante em altura/profundidade e sistema de som com rádio e CD player.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis com refletores duplos
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro (opcional)
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento

Fonte: Webmotors, Motor1, Garagem360 e OAntagonista.

O post Honda Civic LXS 1.8 2008: um bom negócio no mercado de usados? Ficha técnica, preço e desempenho do sedan manual apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.