Nicole Weber diz que quer maior participação da população no Legislativo

A presidente eleita da Câmara de Vereadores, Nicole Weber, que assumiu o cargo nessa quarta-feira, 1º, já planeja as ações do Legislativo ao longo do ano. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, ela afirmou que já está de olho nas eleições de 2026, quando deverá concorrer para deputada estadual.

“Temos o poder Judiciário, o Executivo e o Legislativo. O Legislativo, então, é o nosso poder, responsável por legislar, fazer leis, mas também por fiscalizar e garantir a boa aplicação do dinheiro público. São três poderes independentes, e é muito bom quando eles trabalham juntos. Eu torço para que isso aconteça, e a partir de hoje [quinta-feira], eu represento os 17 vereadores”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Nicole Weber irá comandar Câmara de Vereadores em 2025

Nicole é a vereadora mulher mais votada da história de Santa Cruz, com 3.749 votos. “Agora, não vou representar só os meus eleitores, vou representar toda a população”, frisa a presidente. Ela também diz que quer uma aproximação com o povo: “Uma presidência de receber e de atender as pessoas. Eu sei que o prefeito Sérgio Moraes confia muito em mim também, desde a época da campanha, e eu torço para que tudo aconteça da melhor forma possível.”

Além de defender a causa das mulheres, a vereadora ficou conhecida por levantar outras pautas importantes na Câmara, como o combate à corrupção e denúncias de irregularidades. “Também quero mostrar para as pessoas que tenho outro perfil. As pessoas me conhecem como a Nicole combativa e denunciante, mas também sou uma Nicole propositiva.” Ela deseja incentivar os vereadores a buscarem recursos federais para serem investidos no município.

Como presidente, Nicole não pode propor novas leis, mas poderá fazer decretos com a Mesa Diretora. “Quero implementar o projeto Líderes do Amanhã, que visa trazer as escolas para dentro da Câmara, para que os jovens e crianças se interessem pela política. São várias situações que precisamos trabalhar”, afirma. Ela também pretende retomar o encontro de vereadoras do Vale do Rio Pardo e incluir o Vale do Taquari, com o objetivo de fomentar a participação das mulheres nas eleições.

LEIA TAMBÉM: Querendo a presidência da Câmara em 2025, Nicole Weber descarta convite para assumir pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Nicole vai concorrer a deputada em 2026

Durante a entrevista, Nicole Weber confirmou que irá concorrer a deputada estadual em 2026. “Conversei com quem trabalha comigo, com minha família e o próprio prefeito Sérgio Moraes. Então, no ano que vem, sim, colocarei meu nome à disposição para concorrer a deputada estadual”, declarou.

Nicole frisou que já mostrou seu trabalho para Santa Cruz, para o Vale do Rio Pardo, e que esse trabalho vem se expandindo para todo o Rio Grande do Sul. “Quero colocar meu nome à disposição, dizendo que meu foco sempre será minha cidade do coração, Santa Cruz do Sul.”

Sobre a permanência no seu atual partido, o Podemos, a política afirmou que vai seguir, mas não descarta uma mudança. “Tenho esse partido com muito carinho, mas sempre devemos analisar as nossas possibilidades e o apoio do partido para concorrer a cargos, como o de deputada estadual.”

Sede própria da Câmara

Como presidente, Nicole Weber quer dar início à construção do prédio próprio da Câmara de Vereadores e sair do aluguel. “Com toda certeza, vamos colocar a pedra fundamental da Câmara este ano. Precisamos sair do aluguel porque, apesar de algumas pessoas acharem que o prédio seria muito caro, é só pensar com inteligência. Calculamos que, em poucos anos, a Câmara se paga, e assim o dinheiro do contribuinte será poupado.”

LEIA TAMBÉM: Prefeito de Santa Cruz decreta turno único até o fim de janeiro; veja o que muda

Em 23 de dezembro do ano passado, foi apresentado aos vereadores o projeto arquitetônico desenvolvido pela empresa Santini & Rocha para a construção do novo prédio do Legislativo, no terreno entre as ruas Marechal Deodoro e Sete de Setembro.

A estrutura projetada pela empresa de Porto Alegre, com base no levantamento realizado pelo engenheiro civil do Legislativo, Geziel da Silva, contará com oito pavimentos e dois subsolos, distribuídos no terreno em formato de “L” de 1.900 metros quadrados, que receberá uma edificação de 4.300 metros quadrados, com um custo estimado entre R$ 15 a 20 milhões. O projeto já está protocolado na Secretaria de Planejamento da Prefeitura. O acesso principal será pela rua Marechal Deodoro, e o acesso de veículos será pela rua Sete de Setembro.

Colaborou a jornalista Aline Silva

LEIA MAIS EM POLÍTICA

The post Nicole Weber diz que quer maior participação da população no Legislativo appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.