Retrospectiva 2024: primeira reitora da UFPI, capital da matemática e arte santeira patrimônio; relembre os fatos históricos que marcaram o Piauí


O g1 selecionou os principais destaques históricos de 2024 no estado. Os piauienses vão lembrar do ano de 2024, dentre outras formas, pelos fatos históricos que marcaram o estado: a eleição da primeira reitora mulher da Universidade Federal do Piauí (UFPI); as mais de 300 medalhas conquistadas por Cocal dos Alves na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep); e o reconhecimento da arte santeira como patrimônio cultural do Brasil.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O g1 relembrou os principais destaques históricos deste ano do Piauí. Confira abaixo:
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Primeira reitora da UFPI
Nadir Nogueira é empossada como a primeira mulher reitora da UFPI
Carlos Henrique
A professora Nadir Nogueira foi eleita, em 16 de maio, a primeira reitora mulher da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 53 anos de instituição. Ela superou a concorrência de outras duas mulheres: as professoras Lívia Nery e Flávia Lorenne. Nadir foi nomeada pelo presidente Lula (PT) em 6 de novembro e tomou posse do cargo em 21 de novembro, sucedendo o ex-reitor Gildásio Guedes, que comandou a universidade entre 2020 e 2024.
Cocal dos Alves: capital da matemática
Raimundo Alves, professor de matemática do CETI Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves
Divulgação/Seduc
Um município no interior do Piauí ganhou a fama de capital da Matemática após centenas de estudantes da pequena cidade de Cocal dos Alves, de pouco mais de 6 mil habitantes, conquistarem, em 18 anos, nada menos do que 299 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep).
Após a publicação da reportagem do g1 em 20 de outubro, os alunos ganharam mais 16 medalhas na edição deste ano da Obmep – duas de ouro, seis de prata e oito de bronze –, totalizando 315 medalhas.
Arte santeira: patrimônio cultural
Arte santeira em madeira do Piauí é reconhecida como patrimônio cultural do Brasil
Lívia Ferreira/g1
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu, em 11 de novembro, a arte santeira em madeira do Piauí como patrimônio cultural do Brasil. A Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Zona Sul de Teresina, também foi tombada por conter as primeiras obras de Mestre Dezinho, patrono da arte santeira no estado. Geralmente, as peças são esculturas tridimensionais como santos, caboclos, oratórios, painéis e peças de mobiliário.
Fim do litígio entre Piauí e Ceará?
Áreas de litígio entre Piauí e Ceará
Arte/g1
O Exército do Brasil divulgou, em 28 de junho, o laudo pericial sobre o litígio de terras entre o Piauí e o Ceará que já dura 266 anos. O laudo entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) aponta cinco possibilidades para definir a disputa entre os estados. Agora, os ministros do STF devem decidir como resolver a questão.
As propostas do Exército são: anexar toda a Serra da Ibiapaba ao Piauí; traçar uma linha no centro das áreas de litígio; entregar todas as três áreas para o Piauí; entregar todas as três áreas para o Ceará; entregar a maior parte das áreas para o Ceará.
Entenda a disputa bicentenária por terras entre o Piauí e o Ceará
Desembargador eleito na véspera da Consciência Negra
Desembargador negro é eleito presidente do TRT-PI na véspera do Dia da Consciência Negra
Divulgação/TRT-PI
O desembargador Téssio Torres foi eleito, em 19 de novembro, presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT-PI). A eleição aconteceu na véspera do primeiro Dia da Consciência Negra a ser feriado nacional. No estado da primeira advogada do país, uma mulher negra escravizada, o presidente disse ao g1 que recebe o cargo com “muita alegria e muita responsabilidade”.
Primeira vitória do Brasil no badminton
Juliana Viana, atleta brasileira de badminton, em Paris 2024
Luiza Moraes/COB
A piauiense Juliana Viana conquistou a primeira vitória olímpica do Brasil no badminton em 29 de julho. Ela é fruto de um projeto social que formou grandes talentos na modalidade e que a ajudou a percorrer o longo caminho desde a periferia de Teresina até as quadras da Arena Porte de la Chapelle, em Paris. O Piauí é uma potência no esporte: em 2022, a seleção brasileira de badminton era composta por 14 atletas; seis deles, de Teresina.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
,
Adicionar aos favoritos o Link permanente.