Moto Morini no Brasil em 2025: o que se sabe até o momento

A Moto Morini é uma das marcas de motos que iniciará suas atividades no Brasil em 2025. De origem italiana, a fabricante foi fundada em 1937 por Alfonso Morini e, desde 2018, é comandada pelo grupo chinês Zhongneng.

Hoje a empresa tem sede em Trivolzio, na Lombardia, e operações de montagem em Taizhou, na China. A marca se intitula como a definição de “eredità e passione”, ou seja, herança e paixão. E neste artigo vamos listar o que se sabe sobre a estreia da marca em nosso país até o momento. Confira nas próximas linhas.

Moto Morini no Brasil: estreia com três modelos

A Moto Morini terá três modelos no Brasil em sua estreia: a aventureira X-Cape 650, a roadster Seiemmezzo 650 e a cruiser Calibro 700. Cada uma delas tem duas versões disponiveis, totalizando seis opções para os motociclistas brasileiros. O anúncio dos modelos foi feito durante a participação da marca no EICMA 2024, no início de novembro.

As duas primeiras compartilham um motor bicilíndrico arrefecido a água com 649³ de capacidade. Ele é capaz de entregar 60,5 cv de potência e 5,5 kgfm de torque. Já a última também tem o mesmo propulsor de dois cilindros, porém com 700 cm³ de capacidade e 73 cv de potência a 8.500 giros.

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X-Cape 650

Aventureira da Moto Morini, a X-Cape 650 é oferecida pela fabricante em duas versões, T e X. A primeira tem uma pegada mais crossover, enquanto a outra segue o estilo trail. O modelo tem e painel TFT com conectividade, tanque para 18 litros de combustível e assento a 81 cm ou 83,5 cm do solo. As rodas são de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira e calçam pneus de uso misto. Por fim, seu vão livre é de 17,8 cm.

Seiemmezzo 650

Roadster clássica da Moto Morini, a Seiemmezzo 650 também tem duas versões, Street e Scrambler. Elas usam suspensões KYB, freios com discos duplos na dianteira e disco simples atrás, rodas de 18 polegadas na frente e 17 na traseira com pneus 120/70 e 160/60. As rodas da Street são de liga leve, enquanto a scrambler usa aros raiados. Por fim, seu peso a seco é de 195 quilos, enquanto o tanque comporta 15,5 litros de combustível.

Calibro 700

Por último a estilosa custom Calibro 700, que também tem duas versões – standard e bagger. Ela tem transmissão final por correia, assento duplo ergonômico e iluminação full-LED. As suspensões contam com garfo de 41 mm e 140 mm de curso e amortecedor duplo na traseira e curso de 110 mm. Os freios são J.Juan. com disco de 320 mm na dianteira e disco de 255 mm na traseira. Já as rodas são de 18 polegadas na dianteira e 16 na traseira, com pneus largos medindo 130/70 e 180/65.

Parceiro de CKD

A Moto Morini já tem um parceiro para instalar sua linha CKD no Brasil: o Grupo DBS. Com o acordo, as motos da marca italiana serão montadas nas instalações do grupo, que atualmente é responsável pelas marcas de motos elétricas Drop e Two Dogs.

A meta da fabricante brasileira é produzir de 700 a mil unidades já no próximo ano, com previsão de ampliar a produção para 3 mil motocicletas em 2026. A DBS, que iniciou a produção de motos elétricas em março de 2024, vai estrear a produção de motos a combustão com a implantação de uma nova linha em sua planta no Polo Industrial de Manaus.

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“A expectativa é robusta. O objetivo é consolidar a presença no segmento de luxo, capturando o potencial de crescimento do mercado premium e oferecendo produtos com diferenciais competitivos”, explica Ricardo Ducco, CPO do Grupo DBS.

Expansão de concessionários

A marca iniciará suas atividades no país com concessionárias no estado de São Paulo. A intenção da Moto Morini é ter lojas em Campinas, Sorocaba e São José dos Campos, além da capital paulista.

A empresa espera iniciar sua expansão nacional a partir de 2026, chegando a outros estados da região Sudeste e Brasília. A partir de 2027 a estimativa é ter 12 lojas pelo país, também contemplando a região Sul.

O investimento para o desenvolvimento da rede, estruturação da cadeia produtiva e linha de montagem em Manaus será de mais de R$ 250 milhões nos três primeiros anos, informa a Moto Morini.

Por fim, a estratégia da marca italiana será se posicionar no segmento premium, disputando espaço contra fabricantes como Kawasaki e Triumph. Portanto, podemos esperar motocicletas com preços iniciando na faixa dos R$ 50 mil.

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