Hemocentro de Governador Valadares tem programação especial para o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue; saiba como doar na região


Durante esta semana, o Hemocentro da cidade terá café especial, distribuição de camisas e certificados para doadores frequentes. Doação de uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Nesta segunda-feira, 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O gesto de solidariedade (uma única doação) pode salvar até 4 pessoas. O Hemocentro de Governador Valadares está com uma programação especial durante esta semana.
🔔 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Além de Valadares, a região Leste de Minas tem uma unidade da Hemominas em Manhuaçu. Também é possível doar no Hospital Márcio Cunha em Ipatinga. (Saiba os endereços e como agendar sua doação abaixo)
Durante ddistribuição, café da manhã especial e certificado
Em todo o estado, segundo a fundação, os tipos sanguíneos com estoque mais baixo são A-, O- e O+. No entanto, todas as tipagens são bem-vindas.
Segundo o Ministério da Saúde, o mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados onde a busca por transfusão acaba sendo maior.
Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.
Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.
🩸 Onde doar na região?
Hemocentro de Governador Valadares fica na rua Barão do Rio Branco, 707 – Centro – Atendimento de 7h30 às 16h – telefone (33) 3212-5800
Hemonúcleo de Manhuaçu fica na rua Frederico Dolabela, 289 – Centro – Atendimendo de 8h às 16h – telefone (33) 3339-3500
Ipatinga – O Hospital Márcio Cunha disponibiliza canais de atendimento como o telefone (31) 3829-9600, WhatsApp nos números (31) 99686-1060 ou 98480-8199, além de atendimento presencial na unidade I do hospital. O setor de hemoterapia está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, pronto para orientar e agendar a doação.
💉 O que é preciso para doar?
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos de idade;
Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior;
Pesar mais de 50 kg;
Estar bem descansado no momento da doação;
Estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;
Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
Não ter tido hepatite após os 11 anos;
Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
O gesto de doar sangue não requer jejum, o que torna o processo ainda mais acessível para a população.
A supervisora de laboratório do Hospital Márcio Cunha, Mirele Garcia, destaca que o estoque de sangue é um dos pilares que garante a eficácia no atendimento hospitalar, principalmente em emergências e cirurgias complexas. De acordo com Mirele, a doação de sangue é um processo seguro para o doador e para o receptor, garantindo a proteção contra doenças e a correta armazenagem do sangue.
“Todos os procedimentos são realizados com materiais descartáveis e estéreis, e os testes laboratoriais asseguram que o sangue coletado esteja livre de doenças infecciosas. Essa segurança é uma das razões pelas quais a doação é considerada um ato de amor e de cuidado com a vida”, explicou.
Embora a doação de sangue seja de extrema importância, a falta de doadores regulares ainda é um desafio enfrentado pelos bancos de sangue de todo o país. A falta de conscientização, o medo, e a desinformação são fatores que muitas vezes impedem que mais pessoas se tornem doadoras. A conscientização sobre o impacto positivo que a doação pode causar deve ser um esforço contínuo, não apenas em datas específicas, mas ao longo de todo o ano. Um doador pode salvar até quatro vidas com uma única doação, impactando diretamente na recuperação de pacientes em tratamento de câncer, pessoas que sofreram acidentes graves ou que passaram por cirurgias complexas.
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é uma oportunidade para reconhecer o valor desses heróis anônimos, que, com um simples gesto, transformam o futuro de muitas pessoas. Seja um doador regular e faça parte dessa corrente de solidariedade que salva vidas.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.