Lula anuncia R$ 322 milhões para construção de último trecho da Estrada Boiadeira no Paraná


Percurso liga estado ao Mato Grosso do Sul e busca unir Centro-Oeste do Brasil a polos de serviços e agroindústrias paranaenses, chegando ao Porto de Paranaguá. Trecho da Estrada Boiadeira (BR-487)
DER/Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (15) investimento de aproximadamente R$ 322 milhões para a construção no Paraná do último trecho da BR-487, também chamada de Estrada Boiadeira.
O anuncio foi feito durante uma visita a fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
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No evento, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a ordem de início dos serviços para o lote, que vai do km 56 ao km 93, totalizando cerca de 38 quilômetros.
Segundo o governo federal, esse é o último trecho que falta para o fechamento do percurso, que começa no sul do Mato Grosso do Sul, passa pela divisa do Paraná e segue até a rodovia BR-373, próxima a Ponta Grossa.
Pela manhã, o presidente participou da cerimônia de retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa) em Araucária. A fábrica deve voltar a operar em 2025, com a geração de cerca de 2 mil empregos.
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Lula anuncia investimentos para construção do último trecho da Estrada Boiadeira no Paraná
Reprodução
Estrada Boiadeira
A Estrada Boiadeira é uma rodovia que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul.
Segundo o governo federal, a via deve ser um corredor entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e polos de serviços e agroindústrias do Paraná, até chegar ao Porto de Paranaguá, no litoral paranaense.
A estrada foi aberta no início do século passado por tropeiros que traziam gado comprado no Mato Grosso do Sul para engordar no Paraná. Ela representa um impasse antigo no estado.
Em 2022, por exemplo, dois policiais militares que estavam em serviço morreram após um capotamento na rodovia. Na época, a Polícia Militar (PM) informou que o motorista perdeu o controle da direção em um trecho onde terminava o asfalto e se iniciava um carreador. O fim da pavimentação não estava sinalizado.
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