Arnica-do-campo: o que é e quais os benefícios dessa planta?

A arnica-do-campo é uma planta nativa do Brasil, facilmente encontrada em diversas regiões do país, desde a Amazônia até o Pantanal. Caracterizada por suas flores brancas e aroma adocicado, ela é popularmente utilizada na medicina tradicional para tratar diversas condições de saúde.

Ela é uma planta rústica e resistente, capaz de se adaptar a diferentes tipos de clima e solo. Você pode encontrar a arnica-do-campo em áreas urbanas e rurais, tanto em locais ensolarados quanto sombreados. Sua facilidade de cultivo e ampla distribuição contribuíram para a sua popularização como planta medicinal.

As folhas da arnica-do-campo possuem propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e cicatrizantes, sendo utilizadas para tratar feridas, contusões e hematomas. O uso tópico da planta, na forma de compressas ou tinturas, ajuda a estancar pequenas hemorragias e acelerar o processo de cicatrização.

Você pode utilizar a planta em forma de compressas, aplicando algodão embebido em tintura ou maceração alcoólica. É importante ressaltar que a aplicação deve ser feita em ferimentos fechados e evitar a exposição ao sol após o uso, para prevenir reações alérgicas.

Não se recomenda usar a planta internamente e, ao aplicar a planta topicamente, é importante seguir as orientações para evitar reações adversas. As informações são do G1.

The post Arnica-do-campo: o que é e quais os benefícios dessa planta? first appeared on MinhaSaúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.