
Na noite desta sexta-feira, 23 de maio, durante evento em homenagem às mães realizado na feira coberta, a prefeita de Lajeado, Márcia Enfermeira, assinou o termo de implementação da Ouvidoria da Mulher do município. A iniciativa marca um importante avanço na promoção de políticas públicas voltadas à equidade de gênero, sendo a segunda ouvidoria especializada do tipo no estado do Tocantins.
A nova estrutura funcionará como um canal direto de escuta, acolhimento e encaminhamento de demandas relacionadas aos direitos das mulheres, incluindo denúncias, sugestões e reclamações. A prefeita destacou o compromisso de sua gestão com a proteção das mulheres. “É nosso dever criar políticas públicas e fortalecer a rede de proteção das mulheres no nosso município”, afirmou.“ A assinatura deste termo representa o resultado de um trabalho conjunto com as secretarias, servidores e vereadores. Com o apoio de todos, saímos na frente de vários outros municípios com a criação da Ouvidoria da Mulher de Lajeado”, acrescentou.

A vice-prefeita Leidiane Mota também celebrou a conquista, ressaltando a importância da criação de mais um espaço de acolhimento.
“Com a assinatura desse termo, estamos reafirmando mais uma vez o compromisso da nossa gestão de cuidar e proteger com um atendimento humanizado que as mulheres merecem”, disse.
A Ouvidoria da Mulher ficará vinculada à Secretaria Municipal da Mulher e à Ouvidoria-Geral do Município. O serviço terá atendimento sigiloso por telefone, resguardando a identidade de quem realiza denúncias e garantindo segurança e proteção às fontes, quando necessário ou solicitado.
Designada para responder pela Ouvidoria da Mulher, a servidora Caroline Costa Carvalho Teles, assessora da Secretaria da Mulher, foi oficialmente nomeada por meio de portaria publicada em 29 de abril de 2025.
A secretária municipal da Mulher, visivelmente emocionada, reforçou o significado do momento:“É com grande prazer que faço parte da gestão da nossa prefeita Márcia, que voltou para cuidar de todos nós com um coração enorme. Quando assumi a secretaria, enfrentei o desafio mesmo sem experiência, mas com apoio da Secretaria de Estado e da prefeita, seguimos firmes. Este é só o primeiro passo de um marco histórico na nossa cidade. A Ouvidoria da Mulher é um símbolo do cuidado com cada cidadã. Estamos aqui para acolher e proteger, e novos passos ainda virão”, destacou.
O evento contou com a presença da comunidade, autoridades locais, vereadores, secretários municipais e da ouvidora estadual da mulher, Suzan Milhomem Alonso, que elogiou a iniciativa pioneira de Lajeado. A assinatura do termo simboliza o fortalecimento da rede de apoio às mulheres e o compromisso da administração pública com um atendimento mais humano, acessível e transparente.
—
Texto: Gustavo Mello
Fotos: Mirtes Aguiar
Fonte: Ascom Prefeitura de Lajeado