
Vacina é gratuita e está liberada para todos com mais de seis meses de idade. Ônibus da Capital terão passe livre durante todo o dia. Campanha de vacinação contra a gripe começa no RS
Todas as unidades de saúde de Porto Alegre estarão funcionando neste sábado (24), das 9h às 18h, para o chamado Dia D da vacinação contra a gripe. A ação busca facilitar o acesso da população à vacina, que é gratuita e está liberada para todos com mais de seis meses de idade.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Para ajudar, os ônibus da Capital terão passe livre durante todo o dia.
Mesmo com a ampliação da vacinação para o público geral, a Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância de que os grupos prioritários procurem os postos. Isso porque o foco do Ministério da Saúde é proteger as pessoas com maior risco de complicações pela gripe, como internações ou até mortes.
Os principais grupos que devem se vacinar são:
crianças pequenas;
gestantes;
idosos com 60 anos ou mais.
A meta é imunizar pelo menos 90% de cada um desses grupos.
A vacina aplicada pelo SUS é a trivalente, ou seja, protege contra três tipos do vírus da gripe: Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B. A campanha começou em 7 de abril.
Até o dia 20 de maio, 313.762 doses haviam sido aplicadas em Porto Alegre, sendo 144.502 para os grupos prioritários — o que representa 36,58% da meta de vacinação desses públicos. Ao todo, a cidade pretende vacinar cerca de 395 mil pessoas desses três grupos.
Vacinação da gripe
Reprodução/ RBS TV
Prefeitura declara situação de emergência em saúde pública
Na última semana, a Prefeitura de Porto Alegre declarou situação de emergência em saúde pública por conta do aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as internações por Srag vêm aumentando desde o início de abril. Os hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs) da capital estão superlotados, tanto nos leitos para adultos quanto para crianças. A ocupação está 10% maior do que no mesmo período do ano passado.
⚠️ Sintomas: Conforme a Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre, são considerados SRAG o quadro de saúde de pacientes que tenham os seguintes sintomas:
febre;
calafrios
dor de garganta;
dor de cabeça;
tosse;
coriza;
distúrbios olfativos ou gustativos;
dispneia/desconforto respiratório;
pressão ou dor persistente no tórax;
saturação de menor ou igual a 94% em ar ambiente;
coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS