Na tarde desta quinta-feira (22), uma suspeita de bomba paralisou a área em frente ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em Brasília. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram acionados após um homem, acompanhado de sua família, se recusar a deixar o local portando um pacote que levantou suspeitas de conter um artefato explosivo.

Segundo a PM, o homem segurava um objeto que poderia funcionar como um acionador de bomba e apresentava comportamento alterado. De acordo com o major Raphael Broocke, porta-voz da corporação, “ele apresentava um dispositivo que poderia ser um acionador, então tratamos como se fosse um artefato explosivo para garantir a segurança de todos no prédio e da própria pessoa”.
Relatos de testemunhas indicam que o homem tentou entrar à força no prédio, gritando e exigindo falar com o ministro da pasta. Servidores informaram que ele teria feito uma denúncia anteriormente, cuja resposta estaria demorando. A insistência em ser atendido teria motivado a ação, que se agravou com a recusa do suspeito em permitir que alguém se aproximasse do pacote.
Embora nenhuma explosão tenha sido confirmada, uma pequena bombinha de festa junina, do tipo “São João”, teria sido acionada pelo homem no local, aumentando o estado de alerta das autoridades.
Bomba? Servidores em pânico após homem ameaçar ministério com explosivo no DF
O prédio abriga ainda os ministérios do Esporte e dos Direitos Humanos, ampliando a preocupação com a segurança de servidores e visitantes. Por precaução, o Bope cercou a área e mantém a negociação com o homem, enquanto técnicos avaliam o pacote suspeito.
Ainda não há confirmação se o suspeito possui alguma deficiência intelectual, mas, conforme a PM, suas falas apresentavam “desconexões”, o que tem sido considerado pelas equipes no gerenciamento da crise.
Até o momento, as atividades do ministério não foram oficialmente interrompidas, mas o entorno segue isolado. A ocorrência segue em andamento com o apoio de equipes de inteligência e da segurança institucional dos ministérios envolvidos.
Fonte: Folha, CNN e InfoMoney.
O post Suspeita de bomba mobiliza Bope em ministério em Brasília; homem se recusa a sair com pacote suspeito apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.