O Honda X-ADV, desde seu lançamento, estabeleceu um nicho único ao combinar a praticidade de um scooter maxi com a robustez e o visual de uma moto aventureira. O Honda X-ADV 2025 redefine o conceito de mobilidade urbana ao fundir a praticidade inerente aos scooters maxi com a robustez e o espírito aventureiro das motocicletas.

Para 2025, a receita de sucesso é mantida, com o X-ADV evoluindo em detalhes que reforçam sua proposta sofisticada e versátil para o cenário urbano brasileiro e além. Neste contato que tive com a mais recente versão, o X-ADV reafirma seu status como um “SUV de duas rodas” que não tem medo de sair do asfalto, oferecendo uma experiência de pilotagem diferenciada e muito prazerosa e repleta de tecnologia.
O design do X-ADV continua a ser um dos seus maiores atrativos. As linhas angulosas e imponentes, inspiradas no mundo da aventura, conferem-lhe uma presença marcante no trânsito. A iluminação Full LED, incluindo os característicos faróis duplos, garante excelente visibilidade e um visual moderno. Detalhes como o para-brisa ajustável em cinco níveis, os protetores de mão e o amplo espaço de armazenamento sob o assento (22 litros) reforçam a sua praticidade para o dia a dia e para viagens mais curtas.
LEIA MAIS: Triumph lança competição para celebrar a originalidade
O coração do X-ADV 2025 permanece o eficiente motor bicilíndrico paralelo de 750 cm³, conhecido pela sua entrega de alto torque em baixas e médias rotações, ideal para a pilotagem urbana ágil e para oferecer fôlego extra em estradas. Com 58,6 cv de potência a 6.750 rpm e um torque de 7,03 kgf.m a 4.750 rpm, o X-ADV oferece um desempenho equilibrado e divertido, com muita disposição para serpentear o trânsito ou as estradas de terra, bem como alcançar altas velocidades nas estradas e com ótimo desempenho em curvas.

O acelerador Throttle By Wire (TBW) oferece quatro modos de pilotagem predefinidos (Standard, Sport, Rain, Gravel) e um modo User personalizável. Os múltiplos modos de pilotagem adaptam a resposta do motor, a atuação do ABS e do controle de tração (HSTC) para diferentes condições e preferências do piloto. O HSTC refina a entrega de potência em três níveis de intervenção.
O câmbio DCT (Dual Clutch Transmission) de seis velocidades continua sendo um dos grandes diferenciais do X-ADV, proporcionando trocas de marcha rápidas e precisas, além de muito suaves, quase imperceptíveis as trocas, tanto no modo automático quanto no manual, através das borboletas no punho esquerdo. O DCT adapta seus padrões de troca aos modos de pilotagem e às preferências do condutor no modo User.

A ciclística do X-ADV 2025 é projetada para oferecer conforto e controle em diferentes tipos de piso. A suspensão dianteira invertida de longo curso (41 mm) e a suspensão traseira Pro-Link absorvem bem as irregularidades do asfalto e proporcionam uma pilotagem confiante em estradas de terra leves e no bom asfalto. As rodas raiadas, com aro de 17 polegadas na dianteira e 15 na traseira, calçadas com pneus mistos, reforçam a sua capacidade de se aventurar fora do asfalto.

O sistema de freios ABS, com disco duplo na dianteira e disco simples na traseira, garante frenagens seguras e eficientes, com ótima modulabilidade para o trânsito e os pisos menos aderentes, e muita potência para a tocada mais adrenalizante naquele trecho sinuoso.
O painel de instrumentos TFT colorido de 5 polegadas oferece uma vasta gama de informações e permite a personalização das configurações da moto, além dos “trips” e informações de bordo para as viagens nas estradas. A conectividade com smartphone através do Honda Smartphone Voice Control system (HSVCs) adiciona um nível extra de conveniência, principalmente nas viagens.

Pilotando o Honda X-ADV a sensação é de uma moto extremamente versátil e sofisticada. A combinação da praticidade do scooter com a robustez e o desempenho de uma aventureira a torna uma opção única para quem busca mobilidade urbana com a possibilidade de explorar caminhos menos convencionais.

O Honda X-ADV 2025 custa R$ 93.500 conforme o site da Honda. O que você acha do scooter aventureiro Honda X-ADV? Deixem seus comentários.