confira 7 dicas de alimentação para reforçar o sistema imunológico

Rinite, sinusite, síndrome gripal e outros problemas são comuns nessa época do ano.

O outono é um dos períodos mais complicados do ano quando o assunto é saúde. Assim como o inverno, o outono apresenta um clima muitas vezes frio e seco, que favorece a circulação de infecções virais e quadros gripais.

Mas não é só isso, quem sofre de problemas dermatológicos ou respiratórios também acaba sendo afetado pela secura do clima. Crises de rinite, pele e olhos secos podem ser observados e muitas pessoas acabam procurando atendimento médico.

Nesse período em que a saúde acaba ficando mais vulnerável, é importante voltar ao básico e se cuidar. Uma das principais dicas para esse período do ano é: beba água. Se manter hidratado é fundamental, mas a alimentação também é muito importante.

“Nas temperaturas mais baixas, nosso sistema imunológico é mais exigido e a escolha dos alimentos certos pode fazer diferença. Comer bem é mais do que uma necessidade, é uma estratégia de defesa”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Nesse sentido, alguns alimentos podem auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Confira a lista abaixo com 7 tipos de alimentos que podem te ajudar a reforçar o seu sistema imunológico:

  1. frutas cítricas: laranja, limão, abacaxi, acerola, kiwi, etc
  2. vegetais verde-escuros: brócolis, rúcula, couve, espinafre, etc
  3. gengibre, cebola e alho
  4. sementes e oleaginosas: semente de girassol, abóbora, nozes, amêndoas, etc
  5. iogurte natural e kefir
  6. alimentos de cor laranja, ricos em betacaroteno: cenoura, manga, mamão, abóbora, etc
  7. peixes de água fria, ricos em vitamina D e omega-3: sardinha, salmão, atum, etc

Além de procurar se hidratar e se alimentar bem, é importante também estar atento ao sono. Procure dormir bem e por pelo menos 8 horas. Sempre que possível, faça exercícios físicos e mantenha o corpo ativo.

Essas dicas podem te ajudar a se manter bem e saudável, mas tenha em mente que um médico deve ser consultado se você estiver tendo sintomas. Cuide bem da sua saúde!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.