Prefeitura notifica administradora do Parque da Cruz e avalia medidas

O Parque da Cruz, ponto turístico icônico de Santa Cruz do Sul, conhecido por oferecer uma vista privilegiada do pôr do sol, encontra-se atualmente em estado precário, no Bairro Monte Verde, com sinais visíveis de abandono e vegetação alta. A situação foi revelada pela matéria “Parque da Cruz sofre com abandono após promessas não cumpridas”, publicada na Gazeta do Sul deste fim de semana, dias 12 e 13 de abril.

A Prefeitura de Santa Cruz foi questionada sobre o caso. Em nota enviada na sexta-feira, 11, e que consta na matéria original, o Executivo lembrou que o contrato de concessão do Parque foi assinado com a vencedora da licitação em 26 de fevereiro de 2024. “Neste ano, ao tomar conhecimento da situação em que o local se encontra, e considerando que a empresa não cumpriu com suas obrigações contratuais, a Secretaria Municipal de Turismo notificou a concessionária em duas ocasiões.” A concessão do Parque da Cruz está sob responsabilidade da empresa Grupo Kátia Hermes Eventos & Serviços.

LEIA MAIS: Parque da Cruz sofre com abandono após promessas não cumpridas; veja situação atual

Além das notificações, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) informou que está avaliando medidas legais a serem adotadas. Em relação à iluminação — outro ponto que tem gerado críticas por parte da população — a prefeitura esclareceu: “Quanto à instalação da nova iluminação da Cruz, a empresa solicitou adiamento devido à dificuldade na aquisição de materiais. O processo de instalação de lâmpadas de LED e projetores deve ter início na próxima semana.”

Questionada pela Gazeta sobre a situação, a responsável pela administração do local, empresária Kátia Hermes, do Grupo Kátia Hermes Eventos & Serviços, disse que não seria possível atender a reportagem devido ao volume de compromissos relacionados à agenda. Após o contato da Gazeta e a visita da coordenação da Caminhada da Paixão de Cristo, ao longo da última semana, a concessionária deu início a roçadas na parte alta do Parque da Cruz, na quarta-feira, 9.

Termos do contrato

Confira alguns tópicos do documento assinado pela Prefeitura de Santa Cruz e pelo grupo Kátia Hermes, no fim de fevereiro de 2024.

  • A Concessionária será responsável pela sua manutenção, limpeza e conservação, incluindo cortes de grama, podas de árvores e roçadas de vegetação. Quando necessário, benfeitorias deverão ser realizadas como: pintura do prédio principal, da Cruz, da guarita, dos banheiros externos, portões, meio-fio.
  • Arcar com todas as despesas relativas ao uso, reformas, modernização, administração, manutenção e conservação do Complexo do Parque da Santa Cruz, incluindo os gastos com o funcionamento e gerenciamento do prédio principal e exploração do complexo turístico/cultural como: eventos gastronômicos, culturais, turísticos, artísticos, sociais, religiosos e de entretenimento.
  • Deverá manter todo o complexo do Parque da Santa Cruz, inclusive as edificações, objeto do Edital, em perfeitas condições de higiene e limpeza, zelando para que o local de frequência do público mantenha caráter familiar, sob pena de autuação.
  • A Concessionária deverá zelar pelo espaço verde, conservando-o e mantendo-o em condições, sem agredir o seu estado natural e obedecendo às normas estabelecidas.

LEIA MAIS DE SANTA CRUZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Prefeitura notifica administradora do Parque da Cruz e avalia medidas appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.