Livro é nova ferramenta para inspirar mulheres que enfrentam o câncer

O grupo Empodera, criado para apoiar mulheres diagnosticadas com câncer, conta agora com uma nova ferramenta para inspirar aquelas que enfrentam a doença. Elas lançaram, na noite dessa quinta-feira, 27, o livro Quando o câncer bate à porta: histórias de luta, esperança e superação, produzido pela Editora Gazeta.

A obra de 139 páginas contém relatos em primeira pessoa de 45 mulheres de Santa Cruz e de cidades vizinhas sobre a sua jornada, do diagnóstico ao tratamento e a cura. Além de narrar suas angústias e sofrimentos, elas evidenciam o processo de superação e o apoio que receberam do grupo e de familiares e, sobretudo, de si mesmas.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz intensifica ações de prevenção de câncer de colo de útero

O projeto foi coordenado e organizado por Nadiane Nardi e levou cerca de um ano para ser concluído. Segundo ela, o desafio foi retratar o tema de uma forma leve, expondo não apenas as dores e com uma lição de esperança. “Pretendemos, com o livro, alcançar cada vez mais mulheres de outras cidades e regiões para que tenham esse acolhimento e a troca de experiências e entendam o que é a jornada do câncer”, destacou. 

O lançamento do livro ocorreu na praça de alimentação do Shopping Germânia. A área ficou lotada de convidados, que incluíram familiares e amigos das integrantes do Empodera; autoridades como a primeira-dama Fátima Alves da Silva, representando o Município, e a deputada Kelly Moraes e representantes das entidades que contribuíram com a obra (Hospital Ana Nery, Unimed e Clínica Angiocard). Já as mulheres que narraram as suas histórias tiveram seu momento de fama, autografando exemplares da obra e posando para fotos. Algumas também utilizaram o microfone.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz já registra mais de 650 casos de violência doméstica em 2025

Para o jornalista responsável pela Editora Gazeta, Romar Beling, foi um privilégio auxiliar nesta ação diferenciada. Na sua avaliação, trata-se de um projeto que deverá servir de inspiração para iniciativas similares, com histórias carregadas de muita emoção, superação e resiliência.

Quando o câncer bate à porta: histórias de luta, esperança e superação pode ser adquirido por R$ 45,00. A receita obtida será direcionada a viabilizar ações desenvolvidas pelo Grupo Empodera.

“Vale a pena lutar pela vida” 

Leni Cristina Engel, de 61 anos, é uma das 45 coautoras que teve a sua história eternizada no livro. A esteticista, moradora do Bairro Arroio Grande, foi diagnosticada em 2002 com câncer na tireoide, seguido da traqueia (que precisou ser reconstruída), laringe, esôfago e outros órgãos. 

Reviver as dores e momentos de angústia não foi uma tarefa fácil. “Chorei muito. Parecia que eu era uma personagem até ler e perceber que eu estava lá”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Mulheres contraem mais dívidas e são mais empenhadas em quitá-las, diz levantamento

No entanto, com a ajuda do Empodera e de familiares, foi enfrentando etapa por etapa. Durante a luta, descobriu uma vida nova e linda. E essa, segundo ela, é a grande lição que quer deixar para as mulheres que precisam enfrentar o câncer. “Quero que elas tenham a força que eu tenho e lutem. Porque a vida é feita de momentos lindos e vale a pena lutar por ela sempre, até o último suspiro.”

LEIA MAIS SOBRE ELAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Livro é nova ferramenta para inspirar mulheres que enfrentam o câncer appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.