É preciso ter uma resposta

O mundo, com suas divergências inconciliáveis em frequente rota de colisão, cabe inteiro nos limites do Vaticano em Conclave. Nesse filme indicado ao Oscar, ainda em cartaz nos cinemas, o Colégio de Cardeais se reúne após o falecimento do papa, para escolher quem será o sucessor.

Entre os candidatos, há representantes de todo tipo de pensamento filosófico e político. Temos desde o cardeal ultraconservador até o ultraprogressista, passando pelos moderados e aqueles sem nenhuma convicção mais forte do que seus interesses particulares em poder e influência.

O cardeal Lawrence (Ralph Fiennes), responsável por conduzir o processo do Conclave, tenta se equilibrar em meio aos posicionamentos acirrados que percebe no entorno. É com esse espírito que ele diz, a certa altura: “Existe apenas um pecado que passei a temer acima de todos: a certeza”. Afinal de contas, se houvesse apenas certezas e nenhuma dúvida, não restaria espaço para o mistério e, em decorrência, para a fé.

Um discurso como o de Lawrence tem enorme potencial para desagradar. Para não poucos, qualquer coisa menos compacta e determinada que um pedregulho gera desconfiança. Hoje é preciso ter firmeza soberana a respeito de tudo, sem hesitação ou dúvida. Saber exatamente quem você é, de onde veio, o que pretende e o mais importante: de que lado está.

O que me leva a recordar Ingrid Bergman em Europa 51, de Roberto Rossellini. Sim, é outro filme, fazer o quê. Irene (Bergman) é uma senhora da alta sociedade que perde o filho em circunstâncias trágicas. Deprimida pela culpa, ela se afasta aos poucos do marido e familiares, de tudo que caracterizava sua vida. Passa a se dedicar a causas sociais, ajudar famílias vulneráveis, a alimentar um tipo de afeto que sempre havia ignorado.

Quando lhe perguntam a razão, afirma: “O amor pelos outros nasce do ódio que sinto por mim”. A sanidade mental de Irene começa a ser questionada. Ela não se identifica com nenhuma convicção política ou religiosa, não se encaixa em nada. Isso é anormal. Quais são seus ideais?
Quando o médico da clínica psiquiátrica lhe faz essa pergunta, Irene não sabe responder.

LEIA MAIS TEXTOS DE LUÍS FERREIRA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post É preciso ter uma resposta appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.