Lista: nove motos de média cilindrada estilosas e fáceis de pilotar

Se você procura motos de média cilindrada simples e com muita facilidade na pilotagem, mas com a potência extra para elevar a emoção dos passeios, o mercado brasileiro oferece diversas opções com ótimos preços.

Neste artigo reunimos nove representantes desta categoria, todas com valores entre R$ 30 mil e R$ 60 mil. Cada uma delas tem suas particularidades e sensações diferentes ao pilotar, mas todas se apresentam muito bem nas correrias na cidade e também encaram estradas com bom desempenho também com garupa.

São ótimas opções para quem sobe de categoria ou para pilotos mais experientes que não abrem mão de desempenho mesmo para ir até a academia ou a missa. Acredito que a paixão pela marca seja um fator determinante, mas vale a pena fazer um test ride em todas para se certificar da melhor escolha, afinal, todas são excelentes máquinas. Escolha a sua.

Honda CB 500F

A Honda CB 500F, com preço inicial de R$ 43.260 conforme o site da marca, é um sucesso de vendas, com seu motor bicilíndrico de 471 cm³ e pilotagem ágil, ideal para o dia a dia e viagens curtas.

A CB 500 é fácil, amigável, é montar e sair rodando como se ela fosse sua fiel e inseparável companheira de longa data. Motor altamente gerenciável para rodar numa boa na cidade e bem competente quando a tocada radical exige trocas de marcha na “red zone”. Grande destaque vai para o conjunto de chassi que proporciona alta performance em curvas, o que pode ser comprovado com as primeiras versões da extinta CBR 500R nas pistas, onde a molecada mais atrevida raspava os cotovelos nas curvas. Uma moto excelente e da mais alta confiabilidade mecânica. Faz média de 25 km/l na cidade e alcança suficientes 180 km/h de velocidade final.

imagem lateral honda cb 500f
Honda CB 500F – foto: Divulgação

Honda NC 750X DCT

A NC 750X é a crossover da marca da asa, com preço aproximado de R$ 57.960 conforme o site da marca, é uma moto acima de tudo prática e funcional, com seu porta objetos de grande capacidade e o câmbio DCT que facilita a tocada e proporciona conforto extra.

O motor de dois cilindros paralelos é de baixa rotação e alto torque, consequentemente é muito econômico e faz médias de até 35 km/l na cidade. Rodando numa boa entre 100 e 120 km/h na estrada a NC vai fazendo entre 25 e 30 km/l. Ótima desenvoltura e agilidade na cidade, apesar do tamanho, e dotes bastante evidentes para encarar longas jornadas.

Uma moto que tem uma tocada diferente, onde você não estrangula as rotações, até porque o motor vira no máximo 6.500 rpm e já entra na faixa de corte, mas ela tem alto torque para proporcionar ótimas ultrapassagens na estrada e velocidade máxima por volta de 200 km/h. Ou seja, uma excelente moto para qualquer desafio.

imagem lateral honda nc 750x dct
Honda NC 750X DCT – foto: Divulgação

Yamaha MT-07 ABS

A Yamaha MT-07 ABS, com preço inicial aproximado de R$ 48.790, é uma motocicleta naked de média cilindrada que se destaca por sua agilidade, desempenho e design moderno. Antes de mais nada, ela foi lançada em 2014 e ela rapidamente se tornou um sucesso de vendas em todo o mundo. Um dos principais fatores para isso é seu seu motor de alto torque, conquistando motociclistas de diferentes perfis.

O coração da MT-07 é o motor bicilíndrico em linha de 689 cm³, conhecido como CP2. Esse motor oferece um excelente equilíbrio entre potência e torque, proporcionando acelerações vigorosas e retomadas rápidas. Além disso, a pilotagem da MT-07 é leve e intuitiva, ideal para o uso urbano e para estradas sinuosas.

Contudo, o design da MT-07 é outro ponto forte da motocicleta. Nesse sentido, as linhas agressivas e o visual minimalista conferem à moto um estilo moderno e atraente em qualquer ocasião. Perfeita para quem busca uma moto para o dia a dia, para viagens curtas ou para se divertir em track days.

LEIA MAIS: Royal Enfield: Explosão de novidades no Brasil em 2025

imagem lateral yamaha mt-07
Yamaha MT-07 – foto: Divulgação

Kawasaki Z500

A Kawasaki Z500 é uma novidade no mercado brasileiro, chegando para reforçar a linha “Z” da marca, conhecida por suas motocicletas naked de estilo agressivo e pilotagem esportiva. A Z 500 se destaca pelo equilíbrio entre desempenho e facilidade de pilotagem, sendo uma ótima opção para quem busca uma naked esportiva para o uso urbano e rodoviário.

O seu motor de 451cm³ garante uma boa aceleração e velocidade final. O seu design agressivo e moderno chama a atenção por onde passa. A sua tecnologia embarcada garante uma pilotagem mais segura e confortável. O preço da Kawasaki Z500 é a partir de R$ 38.590. A Z500 SE com TFT colorido e iluminação Full LED custa R$ 40.390. Excelente custo benefício para a categoria 500.

imagem lateral kawasaki z500
Kawasaki Z500 – foto: Divulgação

Kawasaki Z650

A Kawasaki Z650, com preço inicial aproximado de R$ 45.990, oferece um equilíbrio entre desempenho e conforto, com seu motor bicilíndrico de 649 cm³ e pilotagem suave, ideal para uso urbano e rodoviário.

Eu gosto muito da Z 650, pois o motor bicilíndrico tem ótimo torque em baixa, então as respostas são sempre vigorosas quando se acelera. O motor é bem elástico, então é possível rodar nas médias rotações no trânsito da cidade com consumo na média dos 25 km/l, mas quando sobe de giro mostra toda sua fúria e proporciona arrancadas bem emocionantes.

O estilo Sugomi, filosofia de design que permeia as motocicletas naked da Kawasaki, é mais do que uma simples estética; é uma expressão de poder, agressividade e a pura essência de uma máquina pronta para a ação.

imagem lateral kawasaki z650
Kawasaki Z650 – foto: Divulgação

Kawasaki Z650RS

A Kawasaki Z650RS é uma motocicleta que combina o charme do estilo retrô com a tecnologia moderna, criando uma experiência de pilotagem única e emocionante. A Z650RS se inspira nas lendárias motocicletas da Kawasaki dos anos 70, mas incorpora elementos modernos, como o chassi de treliça, a suspensão ajustável e os freios ABS, garantindo desempenho e segurança.

A Z650RS é equipada com o mesmo motor bicilíndrico paralelo de 649 ccm³ da irmã naked Z650, que oferece 68 cv de potência e 6,7 kgfm de torque. Esse motor garante uma pilotagem divertida e responsiva, com pronta entrega de torque em baixas e médias rotações, ideal para o uso urbano com muita agilidade. De tecnologia eletrônica só ABS e controle de tração.

Em outras palavras, a Z650RS é ideal para motociclistas que buscam uma moto com estilo clássico, desempenho moderno e pilotagem confortável, perfeita para o uso urbano, oferecendo versatilidade e diversão com muita personalidade. Em suma, por R$ 49.530 ,você tem uma moto extremamente divertida e diferenciada e que chama muito a atenção por onde passa..

imagem lateral kawasaki z650rs
Kawasaki Z650RS – foto: Divulgação

Suzuki GSX-8S

A Suzuki GSX-8S é uma naked bicilíndrica pequena, ágil e muito divertida. A agilidade, o desempenho satisfatório e o conforto otimizado permitem que você ande com muita confiança no trânsito da cidade. Contudo, ainda por cima, se divertindo com as fortes acelerações.

São 83 cv a 8.500 rpm e 7,9 kgf.m de torque em 6.800 rpm, então a diversão está garantida logo nas médias rotações, faixa em que se roda nos trechos urbanos respeitando os radares e nem é preciso trocar de marcha, tamanha a desenvoltura do novo bicilíndrico da Casa de Hamamatsu. Por R$ 51.500, nas cores azul, preta ou cinza, essa é para quem gosta de uma pilotagem bem dinâmica e adrenalizante.

imagem lateral suzuki gsx-8s
Suzuki GSX-8S – foto: Divulgação

Royal Enfield Interceptor 650

A Royal Enfield Interceptor 650 é uma motocicleta que evoca a nostalgia das clássicas roadsters britânicas dos anos 60, combinando um design atemporal com a confiabilidade da engenharia moderna. Seu motor bicilíndrico paralelo de 648 cm³, refrigerado a ar e óleo, entrega uma potência suave e linear, proporcionando uma tocada relaxada e prazerosa, pois o torque máximo de 5,3 kgf,m chega em apenas 5.250 rpm, então você roda na faixa entre 3.000 e 4.000 rpm com muita desenvoltura, sem precisar reduzir marchas para ter respostas rápidas.

A Interceptor 650 é uma motocicleta versátil, ideal para quem busca uma moto fácil para o dia a dia e pensada simplesmente para os deslocamentos sem abrir mão do estilo. Acima de tudo, seu motor suave e responsivo, a posição de pilotagem confortável e o design clássico a tornam uma ótima opção para diferentes tipos de motociclistas.

Além disso, a Interceptor 650 oferece um excelente custo-benefício, com preço de R$ 30.900 para as versões Black Pearl e Cali Green com motor polido e rodas raiadas e R$ 31.900 para as versões Black Ray e Barcelona Blue com motor preto e rodas de liga leve.

imagem lateral royal enfield interceptor 650
Royal Enfield Interceptor 650 – foto: Divulgação

Triumph Trident 660

Por fim, a Triumph Trident 660, com preço inicial de R$ 49.990, com seu motor de três cilindros de 660 cm³ e design minimalista, oferece uma experiência de pilotagem equilibrada e empolgante. O motor tricilíndrico entrega uma entrega de potência suave e linear, com torque disponível em toda a faixa de rotação. A moto é ágil e fácil de manobrar, tanto no trânsito urbano quanto em estradas sinuosas.

A suspensão oferece um bom equilíbrio entre conforto e esportividade, absorvendo bem as irregularidades do asfalto e garantindo alto desempenho nas estradas e até os track days. Em suma, os freios são eficientes e proporcionam segurança em todas as situações.

A posição de pilotagem é ereta e confortável, ideal para o uso diário. A Trident é pequenina, ágil na ciclística e com motor forte, por isso ela é a mais acertada para quem gosta de uma pilotagem mais radical e empolgante, uma moto rápida, com dotes esportivos e que alcança altas velocidades nas estradas.

imagem lateral triumph trident 660
Triumph Trident 660 – foto: Divulgação

Conclusão

A escolha ideal dependerá do seu estilo de pilotagem, necessidades e orçamento, sendo recomendado um test ride em cada modelo para encontrar a moto perfeita. Se você pensa apenas em um veículo para sair do caos do trânsito das grandes cidades, que seja leve, fácil e econômico, e pensa em gastar o mínimo, a Interceptor é sem dúvidas a melhor escolha e garante passeios muito prazerosos.

Agora, se você está um pouco mais empolgado e pensa em gastar um pouco mais para ter uma moto mais moderna e de alto desempenho, porém simples e sem aparatos tecnológicos de última geração, as máquinas com toque esportivo como MT-07, Z650, GSX-8S e Trident 660 são a escolha perfeita seja qual for a marca. Realmente a paixão pela marca é o principal fator decisório da compra.

Por fim, queremos saber? Qual dessas máquinas você escolheria para rodar todo dia? Enfim, deixe nos comentários a sua preferida. Eu quero uma de cada, uma para cada dia da semana.

Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Adicionar aos favoritos o Link permanente.