MDB oficializa candidatura de Marcus Alexandre à Prefeitura de Rio Branco


Marfisa Galvão (PSD) é a candidata à vice. Anúncio ocorreu durante convenção do partido nesta sexta-feira (26). Onze siglas já oficializaram apoio à candidatura de Marcus Alexandre. Convenção oficializou a candidatura de Marcus Alexandre nesta sexta-feira (26)
Júnior Andrade/Rede Amazônica Acre
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou nesta sexta-feira (26) a candidatura de Marcus Alexandre à Prefeitura de Rio Branco. O anúncio ocorreu durante convenção no Ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana.
A atual vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão (PSD) será a candidata à vice-prefeita na chapa do candidato.
“Estamos com uma alegria no coração e prontos para trabalhar. O povo de Rio Branco já me conhece, já me viu trabalhando sabe que quando tem um momento difícil estou junto, perto, sabe que trabalho com resultados, a prefeitura com Marcus Alexandre trabalha no bairro, no primeiro ao último ano. Sempre procurei ajudar as pessoas, trato todo mundo com gentileza. Estou com uma expectativa muito grande e vamos fazer uma campanha de propostas, que vai olhar para frente e cuidar com carinho de Rio Branco”, disse o candidato ao chegar no ginásio.
Onze partidos integram a aliança em apoio a candidatura de Marcus Alexandre são eles: MDB, PSD, PRD, PV, PCdoB, PT, PSOL, Rede, Agir , DC e Republicanos.
Perfil
Marcus Alexandre Médici Aguiar Viana tem 47 anos, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de São Paulo (USP), chegou ao Acre em 1999. Já atuou em diversos cargos públicos no estado e foi eleito prefeito de Rio Branco pela primeira vez em 2013. Alexandre chegou a ser reeleito nas eleições de 2016, mas deixou o cargo em abril de 2018 para se candidatar ao governo do Acre, quando acabou derrotado por Gladson Cameli (PP). Agora ele tenta voltar a administrar a capital acreana.
Convenções partidárias
No Brasil, não é possível a candidatura avulsa. Ou seja, quem quer disputar o pleito precisa se filiar a partido político e ser escolhido nas convenções das siglas.
Pela legislação, essas convenções têm data para ocorrer: entre os dias 20 de julho e 5 de agosto do ano eleitoral.
Registro de candidatos
Uma vez definidos os candidatos nas convenções, até o dia 15 de agosto, a Justiça Eleitoral vai receber os registros dos nomes escolhidos.
Nas eleições municipais, esses registros são feitos pelos partidos nos juízos eleitorais, a primeira instância.
Para se candidatar a qualquer dos cargos, a pessoa deve comprovar nacionalidade brasileira, alfabetização, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer há pelo menos seis meses antes do pleito e filiação partidária. A idade mínima exigida para candidatas e candidatos a prefeito é de 21 anos; para vereadores, 18 anos.
Colaborou o repórter Júnior Andrade, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.