Iniciativa do Grupo Náutica, JAQ firma acordo com Itaipu Parquetec para barcos com hidrogênio verde

Para viabilizar a produção das primeiras embarcações brasileiras movidas a hidrogênio verde, uma parceria inédita foi firmada entre o Itaipu Parquetec, referência na produção de hidrogênio verde (H2V), e a JAQ Apoio Marítimo, unidade de negócios do Grupo Náutica.

Veja também
Cerimônia de abertura marca o início do Foz Internacional Boat Show 2024
Congresso Internacional Náutica Lago de Itaipu: confira destaques do 1º dia
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube

A iniciativa busca revolucionar o transporte marítimo e fluvial brasileiro por meio da descarbonização e do uso inovador de hidrogênio verde como energia propulsora.

 

O acordo foi assinado nesta quinta-feira (29), em Foz do Iguaçu, durante a abertura do 2º Foz Internacional Boat Show. Dois barcos com zero emissão de gases serão o fruto dessa iniciativa — o primeiro deles, inclusive, será apresentado já em 2025, na COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecerá em Belém.

Foto: Divulgação

A presença do JAQ na COP-30 simbolizará o compromisso do Brasil com a descarbonização e com a preservação dos nossos biomas– Cila Schulman, CEO da JAQ Apoio Marítimo

“O acordo do Grupo Náutica com a Itaipu Parquetec marca um novo capítulo na história da navegação sustentável no Brasil e no mundo. Com este projeto, vamos transformar estas e futuras embarcações em referências globais ao utilizar hidrogênio verde como energia propulsora”, afirmou Ernani Paciornik, chairman do JAQ e presidente do Grupo Náutica, que integra unidades de negócios que são líderes no setor da América Latina.

Ernani Paciornik. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

“Isso só será possível por termos um parceiro como o Itaipu Parquetec, que enxergou as possibilidades do hidrogênio verde como solução para enfrentar as mudanças climáticas, que já são uma realidade”, completou Cila Schulman.

Cila Schulman, ao centro, segura o documento da parceria entre JAQ e Itaipu. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

“Este projeto é fantástico. Eu diria que o céu é o limite, mas não. Os rios, lagos e mares são o limite para este projeto. Daqui a dois anos teremos na Itaipu Parquetec o maior centro de pesquisa e tecnologia em hidrogênio verde. E Foz do Iguaçu e Itaipu vão exportar essa tecnologia para o todo o mundo”, afirmou Alexandre Leite, Diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec.

Alexandre Leite, diretor de Tecnologias da Itaipu Parquetec. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

O documento que firmou a parceria entre o JAQ e o Itaipu Parquetec contou com as assinaturas do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e do diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, Justo Aricio Zacarías Irú. Por parte do Itaipu Parquetec, assinaram também a diretora financeira, Clerione Raquel Herther, o diretor de Tecnologia, Alexandre Gonçalves Leite, o diretor de Negócios e Empreendedorismo, Eduardo de Miranda, e o diretor de Turismo, Yuri Benites. O JAQ foi representado na solenidade pelo seu chairman, Ernani Paciornik, e pela CEO, Cila Schulman.

Ernani Paciornik e Justo Zacarías. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

Conheça os barcos de hidrogênio verde da JAQ

Batizadas de Explorer H1 e Explorer H2, as embarcações serão adaptadas para operar 100% com hidrogênio verde. Ambas serão transformadas em laboratórios flutuantes, salas de aula e plataformas tecnológicas para fomentar a pesquisa, a educação ambiental e a preservação dos biomas brasileiros, além de eliminar emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Enio Verri. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

O barco Explorer H2, com 36 metros de comprimento (118 pés), atualmente possui sistema de hidrojatos para navegação em águas rasas e está localizado no Estaleiro INACE, em Fortaleza (CE).

Clerione Raquel Herther. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

Após a apresentação da Explorer H2, a JAQ iniciará a segunda fase com a Explorer H1, que consolidará a iniciativa como referência global em navegação sustentável. A Explorer H1, com 50 metros de comprimento (164 pés) está ancorada no Estaleiro Arpoador, em Guarujá (SP), e foi projetada para operações de mergulho e coleta de dados hidrográficos.

Foz Internacional Boat Show 2024

A segunda edição do Foz Internacional Boat Show chegou! Com lanchas, pontoons, jets, motores, equipamentos e acessórios, o salão náutico paranaense atraca de 28 de novembro a 1º de dezembro no Iate Clube Lago de Itaipu, o “mar doce” da região.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

Realizado no oeste do Paraná, o evento acontece sobre as águas doces de Foz do Iguaçu e conta com a 2ª edição do Congresso Internacional Náutica, test-drive de embarcações, atrações de vela, expedições de jet, campeonato de pesca e milhares de apaixonados pelo universo náutico nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.

 

Além disso, o salão ocorre na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e pertinho das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo! O Foz Internacional Boat Show tem apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo e Viaje Paraná, da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec.

 

Anote aí!
2º FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW

Quando: De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020 – Jd Porto Dourado)
Horário: Das 15h às 22h
Mais informações: site oficial do Foz Internacional Boat Show

 

O post Iniciativa do Grupo Náutica, JAQ firma acordo com Itaipu Parquetec para barcos com hidrogênio verde apareceu primeiro em Náutica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.