Faixa de ônibus transposta na Avenida Independência em Ribeirão Preto expõe pedestres, diz especialista


Cozinheira de 51 anos foi atropelada em trecho com inversão de sentido para ônibus. RP Mobi diz que vai enviar equipe técnica ao local para avaliação e adoção de medidas necessárias. Família de mulher atropelada por ônibus cobra melhor sinalização em Ribeirão Preto
Moradores de Ribeirão Preto (SP) afirmam que o trânsito no trecho da Avenida Independência, onde a cozinheira Rosimeire Cristiana Martins foi atropelada, ficou confuso para quem está a pé por causa da transposição da faixa de ônibus.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Com os corredores de ônibus, os motoristas do transporte público precisam seguir pelo fluxo contrário ao dos condutores dos veículos comuns, dando a sensação de que estão na contramão, próximo ao túnel José Bonifácio de Andrada (veja na arte abaixo).
Para os pedestres, a mudança de sentido dos ônibus para acessar os corredores exige ainda mais atenção na hora de atravessar o trecho, porque é preciso olhar para duas direções em uma das vias mais movimentadas da cidade.
“É desnecessário, fica difícil para o pedestre. O meio como foi feito aqui ficou uma situação muito confusa, principalmente para uma pessoa de terceira idade, que pode ter uma dificuldade maior de entender a dinâmica do trânsito”, diz a representante comercial Emily Fernandes.
Faixa transposta na Avenida Independência em Ribeirão Preto, SP, leva ônibus a trafegarem no sentido oposto ao dos outros veículos
Arte/EPTV
“Falta fiscalização e sinalização para que tanto a vida do motorista como do pedestre seja facilitada. É muito difícil. Eu passei correndo aqui, fico com medo”, diz a porteira Raquel Borges de Araújo Monteiro.
Engenheiro especialista em trânsito, Fernando Velázquez afirma que a regra de transpor a faixa de ônibus é complexa e expõe o pedestre.
“É um ponto em que o pedestre fica muito exposto ainda mais que a gente tem uma situação um pouco diferente porque a faixa do ônibus está no contrafluxo e a pessoa pode ficar um pouco perdida por onde olhar. Então, sim, daria para fazer um reforço de sinalização viária como gradis intercalados, para deixar a pessoa um pouco mais refugiada naquela ilha.”
Atropelamento
Na segunda-feira (25), Rosimeire, de 51 anos, foi atingida por um ônibus do transporte público no cruzamento com a Rua Bernardino de Campos, quando tentava atravessar a Avenida Independência na faixa de pedestres. Câmeras de segurança flagraram o acidente.
Na gravação (veja no vídeo abaixo), é possível ver quando Rosimeire Cristiana Martins atravessou na faixa de pedestres e aguardou para atravessar na Avenida Independência, uma das mais movimentadas da cidade. Nesse momento, um ônibus que vinha pela faixa preferencial, em direção ao centro, atingiu a mulher.
Mulher é atropelada por ônibus quando esperava para atravessar avenida em Ribeirão; VÍDEO
Duas semanas antes de ser atropelada, a cozinheira relatou às filhas o medo que tinha de ser atingida por um veículo no trecho.
“Ela disse para a filha que estava assustada, porque ela via que toda vez que chegava ali para atravessar é um transtorno não só para ela, mas para vários outros pedestres. Ficou muito difícil com essa reforma que foi feita. Pensaram em resolver o problema do trânsito, mas não pensaram nos pedestres”, diz Ângela Marcia Martins, prima da vítima.
Rosimeire teve ferimentos graves e está internada na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE). Ela sofreu fraturas, precisou usar um dreno no pulmão por causa de um sangramento e está intubada, segundo a prima.
A cozinheira Cristiana Martins foi atropelada por ônibus em Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Empresas de trânsito e de ônibus
Procurada, a RP Mobi lamentou a ocorrência e informou que o caso segue sob apuração para que sejam tomadas as providências legais pertinentes.
A empresa afirmou que uma vistoria técnica presencial será realizada no local, que inclusive conta com semáforo para travessia de pedestres. Caso seja constatada a necessidade de adequações das sinalizações existentes, o serviço será incluído na programação de demandas da empresa.
O Consórcio ProUrbano, que opera o transporte público em Ribeirão Preto, afirmou que vai buscar informações e apurar o fato.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.