Moradores e farmacêuticos relatam falta de insulina em Santa Rita do Sapucaí, MG


Secretaria da Saúde notou diminuição do abastecimento do medicamento há cerca de dois meses no município. O Ministério da Saúde informou que os estoques foram reforçados até o final do ano. Pacientes relatam falta de insulina em Santa Rita do Sapucaí
Moradores e farmacêuticos notaram uma escassez de insulina há duas semanas em Santa Rita do Sapucaí (MG) . Segundo o Ministério da Saúde, os estoques foram reforçados com 1,8 milhões de doses até o final do ano.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O farmacêutico da Secretaria de Saúde de Santa Rita do Sapucaí, Fernando Rosa Fernandes, informou que a insulina NPH está em falta por duas semanas no município. O medicamento é utilizado por pacientes com diabetes do tipo 1 e 2.
A insulina é utilizada por pacientes diabéticos para diminuir o nível de açúcar no sangue
Reprodução/TV TEM
O farmacêutico conta que o Ministério da Saúde enviou uma quantidade menor do que a esperada pelos últimos dois meses.
“A gente informa a população para procurar também as redes credenciadas ao Programa Farmácia Popular”, disse o profissional.
A Secretaria de Saúde de Santa Rita do Sapucaí fez um alerta. Em um comunicado, a prefeitura informou que a responsabilidade da distribuição é do Ministério da Saúde. Além disso, orientou que os pacientes procurem por farmácias populares ou busquem a sugestão de um outro tipo de insulina.
Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí alerta sobre falta de insulina no município
Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí
No entanto, a escassez do medicamento é percebida em todos as variedades de estabelecimentos farmacêuticos. Maria José Campione é mãe de João Gabriel, que tem diabetes tipo 1 e não sabe como irá obter a insulina para o filho.
“Ele usa sete canetas e eles me deram só cinco. E eles pediram que eu ia na farmácia popular onde eu fui e na farmácia popular também não tem insulina”.
Segundo o Conselho Nacional de Farmácias, o desabastecimento já era previsto há cerca de 4 meses.
O endocrinologista Antônio Padula explica que a insulina é um hormônio que retira o açúcar do sangue, portanto, a falta do medicamento aumenta o nível de glicose.
“Isso pode tende a ter complicações decorrentes a esse excesso de açúcar do sangue. Complicações podem ser agudas, normalmente precisando de internação por conta disso, mas também complicações a longo prazo relacionadas à parte cardiovascular, à parte da de visão, à parte do rim”, alerta.
A produção da EPTV pediu retorno para o Ministério da Saúde para explicar a falta da insulina na farmácia municipal de Santa Rita do Sapucaí. Em nota, o ministério informou que os estoques foram reforçados até o final do ano com mais de 1,8 milhões de doses e que não há falta de insulina na rede.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.