PRF apreende mais de 100 canários-da-terra transportadas ilegalmente em ônibus em MT


Passageiro suspeito de transportar os animais e o motorista do ônibus foram encaminhados à delegacia. PRF apreende mais de 100 canários-da-terra transportadas ilegalmente em ônibus em MT
Mais de 100 pássaros da espécie canário-da-terra foram apreendidos em um ônibus, na BR-070, próximo a Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, nessa segunda-feira (25). Segundo a Polícia Rodoviária (PRF), um passageiro e o motorista do veículo foram encaminhados à delegacia.
O veículo saiu de Cuiabá com destino a Goiânia (GO) e sofreu uma pane mecânica entre a cidade de General Carneiro, a 449 km de Cuiabá, e o distrito de Paredão Grande. Na ocasião, foi realizada uma abordagem no veículo, onde um dos passageiros se recusou a desembarcar e, por isso, levantou suspeitas. Ele tinha duas caixas como bagagem.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Ao revistarem o interior do ônibus, as equipes localizaram uma sacola plástica com inúmeros apetrechos próprios para transporte e alimentação de pássaros, que teriam sido usados há pouco tempo, como gaiolas, fezes de pássaros e recipientes plásticos para ração e água, além de penas.
Durante a abordagem policial, o passageiro admitiu que recebeu os animais em Cuiabá e planejava vendê-los em São Paulo por R$ 50 cada. Ele e o motorista foram encaminhados à delegacia pelos crimes de maus-tratos, tráfico de fauna silvestre e outras infrações ambientais.
Os pássaros foram levados para uma unidade veterinária credenciada.
O veículo saiu de Cuiabá com destino a Goiânia (GO), e sofreu uma pane mecânica entre a cidade de General Carneiro.
Polícia Rodoviária Federal
Canário-da-terra
Canário-da-terra é o mascote da seleção brasileira de futebol
TG
O canário-da-terra vive em áreas abertas, incluindo gramados, paisagens rurais, bordas de mata, áreas de Cerrado, campos naturais e também na Caatinga.
Eles vivem em bandos que podem variar desde seis até mais de 30 indivíduos.
No Brasil, pode ser encontrado praticamente em todo país, sendo mais escasso apenas na região amazônica.
Leia outras notícias do estado no g1 Mato Grosso.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.