Como aliviar os gases com chicória? Veja receita

Os gases intestinais são um desconforto comum que podem causar tanto embaraço quanto mal-estar. Felizmente, a natureza oferece alternativas eficazes para aliviar esse problema, e a chicória, tanto in natural, como em formato de chá, é uma delas.

A chicória possui propriedades carminativas, ou seja, ela ajuda a eliminar os gases intestinais, proporcionando alívio para o inchaço e as cólicas. O chá de chicória é uma das formas mais eficazes de aproveitar esses benefícios. Quando preparada a partir da raiz seca em infusão, a hortaliça libera substâncias que relaxam os músculos do trato gastrointestinal, facilitando a expulsão dos gases acumulados.

Melhora da digestão e ajuda na prisão de ventre

Além de aliviar os gases, o chá também melhora a digestão, estimulando a produção de enzimas e favorecendo a absorção de nutrientes. A prisão de ventre, que muitas vezes contribui para a formação de gases, também pode ser tratada com a chicória. Rica em fibras, ela ajuda a regular o trânsito intestinal, prevenindo a constipação e, por consequência, diminuindo a produção de gases.

Outras formas de consumo

Embora o chá seja a maneira mais concentrada de aproveitar as propriedades carminativas da chicória, a planta também pode ser consumida de outras formas, como em saladas, sopas e diversas preparações culinárias. No entanto, para combater especificamente os gases, o chá de chicória é a melhor opção.

Chá de raiz de chicória

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de raiz seca de chicória
  • 1 xícara de água

Modo de preparo:

  • Em uma panela, adicione a raiz seca de chicória e a água.
  • Leve ao fogo alto e deixe ferver.
  • Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos.
  • Retire do fogo, coe o chá e espere amornar.
  • Beba de 2 a 3 xícaras desse chá por dia, conforme desejado.

As informações são do site Tua Saúde. 

The post Como aliviar os gases com chicória? Veja receita first appeared on MinhaSaúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.