Metade dos veículos elétricos vendidos no mundo são fabricados na China

Em 2024, os veículos elétricos (EVs) atingiram um marco importante: mais da metade das vendas globais foram dominadas por fabricantes chineses. Dados de janeiro a setembro de 2024 mostram que, do total de 7,2 milhões de unidades vendidas globalmente, 50,6% foram produzidas por empresas chinesas, um salto em relação aos 45,8% registrados no mesmo período do ano anterior. Esse avanço reflete o protagonismo da China na transição para a mobilidade elétrica.

Pontos Principais:

  • O mercado global de EVs cresceu 8,9% em 2024, liderado pela China.
  • Fabricantes chineses venderam 20% mais veículos elétricos do que em 2023.
  • BYD, Geely e SGMW representaram 56% das vendas chinesas.
  • Fabricantes não chineses enfrentaram queda de 0,7% nas vendas combinadas.

O desempenho chinês foi impulsionado por suas montadoras líderes, como BYD, Geely e SGMW (joint venture SAIC-General Motors-Wuling), que juntas responderam por mais da metade das vendas de EVs no país. A BYD, por exemplo, registrou aumento de 12% em suas vendas, enquanto a Geely teve um crescimento expressivo de 51%. Outras fabricantes, como Changan, NIO e Chery, também apresentaram avanços significativos.

A China lidera o mercado global de veículos elétricos, respondendo por 50,6% das vendas em 2024. Esse avanço reflete políticas robustas e modelos competitivos no país e no exterior.
A China lidera o mercado global de veículos elétricos, respondendo por 50,6% das vendas em 2024. Esse avanço reflete políticas robustas e modelos competitivos no país e no exterior.

Além disso, marcas emergentes como Leapmotors e Xiaomi entraram no radar. A Xiaomi, que iniciou as vendas de seu modelo SU7 no início de 2024, alcançou quase 70.000 unidades vendidas até setembro, demonstrando o potencial de novos entrantes no mercado.

Em contraste, fabricantes de outras regiões, como Europa, Estados Unidos, Japão e Coreia, enfrentaram desafios. Suas vendas combinadas caíram 0,7%, totalizando 3,55 milhões de unidades no período. A Tesla, maior fabricante não chinesa, viu uma queda de 2,3% em suas vendas, enquanto o Grupo Volkswagen registrou declínio de 4,7%, ficando atrás da Geely no ranking global.

Marcas tradicionais enfrentaram dificuldades para competir no mercado chinês, onde o custo competitivo e a ampla oferta de modelos locais representam barreiras. Hyundai-Kia, por exemplo, perdeu 8,1% em vendas, enquanto empresas como Stellantis e Mercedes registraram quedas ainda mais significativas.

  • Wang Chuanfu é destaque na lista TIME 100 Climate 2024 como líder em soluções sustentáveis
  • BYD Anuncia Novidades e Planeja Expansão no Mercado Brasileiro
  • Donos do Xiaomi SU7 reclamam dos freios fracos do novo carro elétrico
  • Trump pode mudar regras de veículos elétricos e beneficiar Tesla? Entenda
  • Audi cria submarca para enfrentar concorrência de carros elétricos na China

Apesar dos desafios globais, algumas montadoras não chinesas mostraram resiliência. O Grupo BMW, por exemplo, aumentou suas vendas em 19%, superando a Stellantis no ranking geral, mesmo com produtos de maior custo. Já as fabricantes japonesas, embora ainda desempenhem um papel menor no mercado global, aumentaram seus volumes em 20%.

No panorama geral, veículos elétricos fabricados nos Estados Unidos mantiveram o segundo lugar em participação global, ainda superando os modelos europeus. O avanço chinês, no entanto, reflete não apenas uma liderança tecnológica, mas também o impacto de políticas governamentais e uma forte estratégia de exportação.

O futuro do mercado de veículos elétricos será influenciado pela capacidade de adaptação das montadoras fora da China. Com concorrência acirrada e mudanças nos padrões de consumo, o setor segue dinâmico e desafiador.

Fonte: InsideEvs e AutoEsporte.

O post Metade dos veículos elétricos vendidos no mundo são fabricados na China apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.