Estímulo para desenvolver produtos em comunicação

O projeto Vozes da Cidadania, desenvolvido pelo Instituto PalavrAções em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, é uma iniciativa inovadora na educação local, envolvendo 165 estudantes de nove escolas municipais. O objetivo é promover a integração entre conteúdos curriculares e práticas educomunicativas. A atividade também incluiu visitas guiadas à Gazeta Grupo de Comunicações, proporcionando uma vivência prática do jornalismo.

Segundo o professor e coordenador-geral do projeto, Caco Baptista, a ideia nasceu de educadores que já experimentavam metodologias como a Pedagogia de projetos e a Educomunicação. “Essas trocas de experiências e práticas foram fundamentais para amadurecer a ideia e construir algo mais sistemático voltado diretamente para os estudantes”, afirma.

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Após anos de planejamento e articulações políticas, a proposta foi aprovada em uma chamada pública da Secretaria Municipal de Educação no fim de 2023. O projeto começou oficialmente na metade deste ano, com oficinas divididas em duas etapas, a primeira iniciada em agosto e a segunda em setembro.
A execução foi viabilizada por recursos federais provenientes de emenda parlamentar da deputada Maria do Rosário, intermediada pelo vereador Alberto Heck, ambos do PT. O aporte financeiro cobre custos com oficineiros, transporte, lanches e atividades complementares, como visitas à Gazeta e ao Coworking Cultural, onde são realizadas oficinas de hip-hop.

De acordo com Baptista, o projeto oferece 12 oficinas teórico-práticas semanais voltadas para estudantes do 8º e 9º anos, com idades de 13 a 15 anos. Os temas abordados incluem cidadania, direitos humanos, produção de notícias, redes sociais, fotografia, podcast, vídeo e fake news.

“Essas oficinas, realizadas no horário regular das aulas, intercalam conteúdos de disciplinas como Língua Portuguesa, História e Geografia, garantindo a integração entre teoria e prática”, explica o professor.
A proposta é ensinar os estudantes a desenvolverem criticamente produtos educomunicativos, como jornais online, podcasts, vídeos, ensaios fotográficos e postagens em redes sociais. “O objetivo principal é fortalecer a aprendizagem e estimular o senso crítico dos estudantes

Encerramento

O projeto envolve nove escolas municipais da cidade e do interior de Santa Cruz do Sul: Dona Leopoldina, Félix Hoppe, Guilherme Hildebrand, Guilherme Simonis, Harmonia (com duas turmas), José Ferrugem, Leonel de Moura Brizola, Luís Schroeder e Menino Deus.

O encerramento está marcado para 16 de dezembro, com uma cerimônia que incluirá apresentações culturais, entrega de certificados e o lançamento do jornal Vozes da Cidadania. O tabloide, com 16 páginas e tiragem de 6 mil exemplares, foi produzido coletivamente pelos estudantes sob supervisão de professores. “A pauta, os textos e as fotos foram desenvolvidos pelos alunos, mostrando o protagonismo juvenil e o potencial da educomunicação”, destaca Caco Baptista.

Além disso, o evento exibirá vídeos, podcasts e mostras fotográficas criados pelos participantes. O projeto também mantém um perfil no Instagram (@vozesdacidadania), onde os resultados já são compartilhados com a comunidade.

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Visita à Gazeta foi fundamental para a atividade

Entre outubro e novembro, os estudantes visitaram a Redação Integrada da Gazeta Grupo de Comunicações, que reúne a Rádio Gazeta FM 107,9, o Portal Gaz e o jornal Gazeta do Sul. Durante as atividades, aprenderam sobre o funcionamento do jornalismo nas diferentes mídias.

Segundo Baptista, essas saídas de campo foram essenciais para ampliar o olhar crítico dos jovens sobre os meios de comunicação e sua própria produção midiática. “Conhecer uma redação, um estúdio de rádio e o parque gráfico de um jornal é uma experiência transformadora. Escutar jornalistas experientes e acompanhar os bastidores de um programa de rádio ou ver de perto uma rotativa complementa de forma luxuosa o aprendizado”, ressalta.

Ele também destaca o entusiasmo dos alunos. “O brilho nos olhos e os comentários que ouvimos mostram como essas visitas foram marcantes. Sem dúvida, foi um dos pontos altos do projeto.”
Além de Baptista, o projeto conta com os professores Elbe Belardinelli, Neri da Costa, César Góes e Veridiana Mello. O coordenador financeiro é Gilnei Pereira dos Santos.

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