Aluna da rede pública do Amapá fica em 2º lugar em regional da Olimpíada Nacional de Filosofia


Com a conquista, a estudante Liara Gomes, da escola Estadual Professora Jacinta Maria Rodrigues, em Macapá, vai representar o estado na competição nacional em 20 de outubro no Rio Grande do Sul. Liara competiu junto de outros alunos de escolas públicas
Bruno Chagas/Arquivo pessoal
A jovem Liara Gomes, de 17 anos, ganhou medalha de prata na etapa regional da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia. Com a conquista, a estudante garantiu espaço no circuito nacional que ocorre em 20 de outubro, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A competição ocorreu de forma simultânea em todas as unidades da federação, sendo selecionados os dez mais bem colocados nesta fase. O Amapá conquistou o segundo lugar, atrás do Amazonas e empatado com Tocantins. 
A estudante do 2º ano do ensino médio da escola Estadual Professora Jacinta Maria Rodrigues de Carvalho, localizada no Vale Verde, no bairro da Fazendinha, foi a única amapaense a conquistar uma vaga. 
Durante a fase regional na Unifap, Liara apresentou um ensaio filosófico para avaliação dos jurados. Ela destaca que sempre gostou de filosofia antes mesmo de entrar no ensino médio, o que colaborou para o bom desempenho na Olimpíada. 
“Eu sempre gostei da ideia de conversar e debater […] sempre gostei de falar sobre novas notícias e debater com os meus amigos, entender a visão de mundo deles. Frases filosóficas também me chamam atenção, sempre busco entender a reflexão que há por trás daquele assunto”, detalhou a aluna. 
Escola fica localizada no Vale Verde, no bairro da Fazendinha
Reprodução/Internet
LEIA TAMBÉM:
Estudantes do Amapá ganham medalha de bronze em olimpíada de matemática na Coreia do Sul
Liara foi orientada pelo professor Bruno Chagas, que atua na instituição de ensino em tempo integral. Para ele, a medalha de Liara é um marco significativo para a escola Jacinta e para o Amapá. 
Segundo Bruno, o desempenho da estudante é reflexo da importância do ensino da filosofia nas escolas. 
“Ela sempre me chamou a atenção pela capacidade lógica e reflexiva. Por exemplo, nas atividades que eu passava em sala, ela sempre resolvia com maestria. Eu me surpreendi quando corrigir a atividade dela e vi ali o potencial filosófico, reflexivo, de interpretar e de buscar soluções para algumas problemáticas filosóficas”, relembrou Chagas.
1ª Olimpíada nacional de Filosofia
A competição é organizada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), entre outras instituições de ensino e pesquisa no país. Durante o evento, o objetivo é promover o pensamento crítico e a reflexão filosófica entre os participantes. 
Agora, Liara se prepara para a fase nacional, aprimorando as técnicas de argumentação e buscando apoio financeiro junto à Secretaria de Estado da Educação (Seed). 
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.