VÍDEO: ‘Por que não prendeu?’, diz pai de PM morto por colega de farda em motel no DF


Ivanildo de Souza, de 42 anos, era sargento e teria ameaçado policiais com arma durante abordagem. Militares envolvidos na ocorrência foram afastados e inquérito foi aberto para investigar caso. PM morre após ser baleado por colegas de farda no DF
Reprodução
O sargento da Polícia Militar do Distrito Federal Ivanildo de Souza, de 42 anos, morreu após ser baleado na cabeça por um colega de farda ao ser abordado em um motel (veja detalhes mais abaixo). À TV Globo, os pais da vítima afirmam que querem justiça pelo filho.
“Eu só espero que esse policial seja punido. A pessoa que quer só abordar não precisa atirar na cabeça. Atire no pé dele. Por que não prendeu meu filho?”, diz Francisco Souza de Arruda, pai de Ivanildo (veja vídeo abaixo).
O caso foi na madrugada desta segunda-feira (12), em Taguatinga Sul. Um inquérito foi aberto para investigar as circunstâncias da morte. Os policiais que estavam na ocorrência vão ser afastados e devem passar por tratamento psiquiátrico.
Pais de PM morto falam sobre abordagem da polícia
Após as investigações, os militares podem ser punidos de acordo com os crimes de homicídio e atentado contra agente de estado ou absolvidos, caso seja comprovado que a abordagem ocorreu dentro das normas.
Em nota, a PM disse que os militares “usaram seletivamente da força necessária diante da grave ameaça, atirando contra o homem que veio a ser atingido”.
Discussão
Segundo testemunhas, Ivanildo chegou ao local por volta das 1h30 e bateu o carro no veículo de um motorista de aplicativo. Na discussão, o policial teria descido do carro com uma arma. A Polícia Militar foi acionada e o sargento foi baleado ao reagir à abordagem, após discutir com os colegas de farda.
De acordo com a Polícia Civil, o homem e uma mulher, com quem mantinha um relacionamento, saíram para um bar em Samambaia Norte. Depois, o casal decidiu ir para o motel em Taguatinga.
A PM foi acionada por causa de uma discussão entre duas pessoas por causa de uma batida de carro; uma delas era o sargento da PMDF Ivanildo Carvalho de Souza, que estava armado. Ao ser ameaçado com a arma, o outro motorista acionou a PM.
O sargento, então, não teria gostado da abordagem dos policiais, reagindo de forma violenta. Em seguida, ele usou a arma de fogo para ameaçá-los.
Durante a discussão, o sargento foi baleado na cabeça pelos policiais que estavam em serviço. Ele foi levado para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), mas não resistiu.
LEIA TAMBÉM:
Abraços e toques forçados: agente socioeducativo é suspeito de importunar sexualmente colega de trabalho por 2 anos
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.