Em protesto por falta de energia elétrica, ribeirinhos bloqueiam navegação em rio no Pará


Moradores de cinco comunidades ribeirinhas fizeram uma espécie de cordão de isolamento no rio Mucuruçá, em frente a cidade de Barcarena. Ribeirinhos protestam e fecham rio reclamando de falta de energia
Moradores ribeirinhos de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, bloquearam o tráfego de embarcações pelo Rio Mucuruçá, nesta sexta-feira (26), em frente à cidade. O ato foi um protesto contra a falta de distribuição de energia elétrica que prejudica o cotidiano de pelo menos cinco comunidades na região das ilhas.
A manifestação foi pacífica e acompanhada pela Marinha do Brasil e por representantes da Equatorial Pará, concessionária de energia elétrica no Estado, que, a partir de outubro, dará início a um cronograma de atividades para sanar a falta de energia para a região ribeirinha.
Desde as primeiras horas do dia, as embarcações com os ribeirinhos formaram um cordão de isolamento no rio Mucuruçá, por onde circulam diariamente as embarcações que transportam cargas e passageiros entre o arquipélago Marajó, Macapá (AP) e Belém, e que passam por Barcarena.
Segundo os manifestantes, um projeto para levar energia elétrica para Vila São Pedro, Ilha das Onças, da Mucura, Pato e Arapiranga foi anunciado, mas os trabalhos não foram levados adiante, tendo ficado paralisado.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A Equatorial Pará informou que o fornecimento de energia elétrica na região das ilhas entre os municípios de Barcarena e Belém depende da construção de uma rede de distribuição de 200 quilômetros, que inclui 49 travessias de rios, e ainda da reforma da rede existente.
Ribeirinhos de Barcarena protestam contra a falta de energia elétrica
Reprodução/TV Liberal
Os trabalhos, segundo a empresa, começarão em outubro deste ano e irão beneficiar dois mil ribeirinhos.
Em nota, a Marinha do Brasil informou que não houve registro de qualquer acidente de pessoal ou dano material durante a manifestação.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.