O que é o sistema ADAS e como ele transforma a segurança no trânsito

O sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) é uma tecnologia cada vez mais presente em veículos modernos, projetada para auxiliar os motoristas durante a condução e aumentar a segurança no trânsito. Utilizando sensores, câmeras e radares como o LiDAR, o ADAS monitora o ambiente ao redor do veículo e pode atuar diretamente em situações de risco, corrigindo trajetórias, ajustando a velocidade e até freando automaticamente. Esses recursos, inicialmente encontrados apenas em carros premium, agora estão disponíveis em uma variedade de modelos e proporcionam uma direção mais segura e eficiente.

Os componentes do sistema ADAS variam de acordo com o veículo, e podem incluir desde sensores de estacionamento e monitoramento de ponto cego até tecnologias mais avançadas, como o controle de cruzeiro adaptativo e o assistente de permanência em faixa. O sistema é dividido em diferentes níveis de automação, que vão do nível 0, com mínima intervenção, até o nível 5, onde o veículo se torna completamente autônomo. Esses avanços representam uma evolução significativa no modo como os veículos são conduzidos, trazendo novas perspectivas para o futuro da mobilidade.

O que é o sistema ADAS e como ele funciona?

O sistema ADAS usa sensores, câmeras e radares para monitorar o entorno do veículo, identificando obstáculos e tomando medidas automáticas para aumentar a segurança durante a condução.
O sistema ADAS usa sensores, câmeras e radares para monitorar o entorno do veículo, identificando obstáculos e tomando medidas automáticas para aumentar a segurança durante a condução.

O sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) é uma tecnologia desenvolvida para auxiliar os motoristas em diferentes situações de condução, utilizando sensores, câmeras e radares. O objetivo é monitorar o ambiente ao redor do veículo e fornecer apoio ao condutor em tarefas como estacionar, manter a faixa de rodagem e evitar colisões. O ADAS pode ser encontrado em diversos níveis de automação, desde os sistemas mais simples até tecnologias mais avançadas.

Os recursos ADAS variam de acordo com o veículo e o pacote de assistência oferecido pela montadora. Esses sistemas são responsáveis por diversas funções que aumentam a segurança durante a condução, monitorando constantemente o ambiente e realizando ações autônomas quando necessário. Abaixo estão os principais componentes do sistema ADAS.

Principais componentes do sistema ADAS

O sistema ADAS conta com diferentes tecnologias que atuam em conjunto para fornecer assistência ao motorista. Entre os componentes mais básicos estão os sensores de estacionamento e o monitoramento de ponto cego, ambos amplamente encontrados em modelos de veículos fora do segmento premium.

  • Sensores de estacionamento: Funcionam como nível 0 do ADAS, detectando a proximidade de objetos ao redor do veículo e alertando o motorista sobre possíveis obstáculos.
  • Monitoramento de ponto cego (Blind Spot Monitoring System): Ajuda a detectar veículos ou objetos que estão fora do campo de visão dos espelhos retrovisores.
  • Leitura de placas de trânsito: Identifica as placas de velocidade e alerta o motorista quando o limite é ultrapassado.
  • Rear Cross Traffic Alert (RCA): Um sistema que alerta o condutor sobre objetos que cruzam a traseira do veículo ao manobrar em ré.
  • Brake Assist System (BAS): Detecta aproximação repentina de objetos e aciona automaticamente os freios em situações de emergência.

Esses são alguns exemplos de como o ADAS auxilia em tarefas básicas de direção. Além disso, sistemas mais avançados, como o controle de cruzeiro adaptativo e o assistente de permanência em faixa, estão sendo incorporados até mesmo em carros de entrada.

Níveis de automação no sistema ADAS

A Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE) define seis níveis de automação para o ADAS, que variam de 0 a 5. Cada nível representa um grau diferente de intervenção do sistema no controle do veículo.

  • Nível 0: Inclui sensores básicos, como monitoramento de ponto cego e sensores de estacionamento, que apenas alertam o motorista sem realizar intervenções diretas no controle do carro.
  • Nível 1: Já envolve recursos como piloto automático e frenagem automática de emergência, que começam a intervir em algumas situações.
  • Nível 2: O sistema pode assumir funções de direção e aceleração em determinadas situações, como estacionamento automático e assistente de permanência em faixa.
  • Nível 3: A condução pode ser feita de forma autônoma em alguns cenários, com o motorista apenas monitorando o sistema.
  • Nível 4: O carro pode conduzir sozinho em diversas situações, mas o motorista ainda é necessário para resolver situações complexas que o sistema não consegue gerenciar.
  • Nível 5: A automação é total, dispensando a presença de um motorista humano para conduzir o veículo.

Atualmente, a maioria dos veículos com ADAS no mercado se encontra entre os níveis 0 e 2. O desenvolvimento de veículos de nível 3 e acima ainda está em estágio inicial e enfrenta desafios tecnológicos e regulatórios para ser amplamente implementado.

Como o sistema ADAS funciona?

O funcionamento do ADAS é baseado em um conjunto de sensores, câmeras e radares LiDAR que estão distribuídos pelo veículo. Esses componentes detectam objetos, veículos, ciclistas e pedestres ao redor, fornecendo ao sistema as informações necessárias para decidir sobre ações a serem tomadas.

A principal função do sistema é monitorar a condução e corrigir o curso do veículo quando necessário. Em alguns casos, como no controle de cruzeiro adaptativo ou no assistente de frenagem de emergência, o ADAS pode até mesmo controlar a aceleração e a frenagem de forma autônoma, ajudando a prevenir colisões. Em outros cenários, o sistema pode corrigir a trajetória do carro caso o motorista saia da faixa sem sinalizar.

Os sistemas mais avançados podem até mesmo estacionar o veículo de forma autônoma, identificando vagas e manobrando o carro sem a interferência do condutor. No entanto, apesar dessas capacidades, o ADAS ainda depende, em grande parte, da atenção do motorista, especialmente em níveis mais baixos de automação.

Diferentes recursos disponíveis nos carros

Os recursos do ADAS estão se tornando cada vez mais comuns, até mesmo em veículos fora do segmento premium. Tecnologias como o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo já estão disponíveis em muitos modelos de entrada, ampliando a acessibilidade a essas inovações.

O monitoramento de ponto cego e os sensores de estacionamento são alguns dos recursos mais básicos oferecidos, enquanto o assistente de estacionamento automático e a frenagem de emergência autônoma representam sistemas mais avançados. Veículos de luxo podem contar com tecnologias que “leem” placas de trânsito, identificam pedestres em locais com pouca iluminação e até realizam manobras de estacionamento complexas de forma autônoma.

Com a evolução da tecnologia, espera-se que o ADAS se torne um recurso ainda mais presente nos veículos de diferentes segmentos, à medida que as montadoras buscam oferecer maior segurança e conveniência para seus clientes.

Perspectivas para o futuro do ADAS

O futuro do sistema ADAS está intimamente ligado ao desenvolvimento de veículos autônomos. À medida que a tecnologia avança, o ADAS se aproxima dos níveis mais altos de automação, onde o motorista terá cada vez menos envolvimento no controle do veículo.

No entanto, ainda há muitos desafios para atingir os níveis 4 e 5 de automação completa. Além das questões tecnológicas, há também a necessidade de ajustes nas regulamentações para permitir a operação desses veículos nas vias públicas. A expectativa é que, nos próximos anos, mais montadoras introduzam recursos avançados de assistência, aproximando os veículos da condução autônoma completa.

Fonte: Renault, Terra, CanalTech e AutoPapo.

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