Rodízio de veículos nas marginais Pinheiros e Tietê é suspenso pela manhã após protesto por moradia


Medida é válida somente para o período da manhã. Cerca de 100 moradores da comunidade Areião fecharam diversos pontos da pista com barricadas de objetos em chamas, inclusive nas linhas do trem. Manifestantes bloqueiam Marginal Pinheiros e ateiam fogo em linhas da CPTM
A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de veículos nas marginais Pinheiros e Tietê na manhã desta segunda-feira (26) após protesto por moradia.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a medida é válida somente para o período da manhã – das 7h às 10h. O órgão também orienta os motoristas a evitarem a região, ou seguir pela região da Lapa, com alternativa pelas Pontes do Remédio, do Piqueri, e outras anteriores.
A manifestação bloqueou por volta das 6h um trecho da Marginal Pinheiros, próximo à ponte do Jaguaré e do Cebolão, no sentido Interlagos. As faixas já foram liberadas, mas ainda há bastante congestionamento na região. A lentidão se estende até a Marginal Tietê, no sentido Rodovia Castello Branco.
Cerca de 100 moradores de uma comunidade local, chamada Areião, fecharam diversos pontos da pista com barricadas de objetos em chamas, inclusive nas linhas do trem.
Eles protestavam contra a reintegração de posse da comunidade e reivindicam condições mais dignas de moradia. A comunidade existe há cerca de 30 anos.
Inicialmente, os carros conseguiam passar apenas por uma faixa da pista local, ao lado do fogo, mas, depois, as demais faixas foram liberadas.
Equipes dos bombeiros e da Polícia Militar atuaram no local para apagar as chamas e liberar a pista completamente. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, uma equipe da Força Tática ajudou a garantir a segurança das equipes.
Protesto bloqueia Marginal Pinheiros na região do Cebolão, em São Paulo
Reprodução/TV Globo
Impacto na circulação de trens
Os manifestantes da comunidade Areião também colocaram fogo em trilhos da linha 9-Esmeralda, interrompendo a circulação de trens entre as estações Presidente Altino e Ceasa, segundo a ViaMobilidade.
A Linha 8-Diamante ficou com operação parcial também por conta do protesto na região de Presidente Altino. Os trens circulavam apenas entre as estações Presidente Altino e Imperatriz Leopoldina.
Por volta das 7h30, a ViaMobilidade informou que a circulação foi retomada. O fluxo de passageiros nas plataformas continuou elevado, mas cerca de uma hora depois, a situação havia sido normalizada.
Estação Barra Funda da Linha Diamante
Hermínio Bernardo/TV Globo
Protesto por moradia bloqueia avenidas na região do Aricanduva, na Zona Leste de SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.