
A Prefeitura de Palmas e a Associação Amigos do Museu Palacinho – Instituto Palacinho firmaram, nesta sexta-feira, 23, um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de preservar e conservar o Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Museu Palacinho. O acordo terá vigência de 36 meses e representa um passo importante para a valorização da memória e do patrimônio cultural da capital tocantinense.
O documento foi assinado pelo prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e pelo representante da Associação, Raimundo Costa Parrião Júnior. O termo estabelece uma colaboração mútua entre o poder público e a sociedade civil, com foco em ações como a manutenção das áreas externas do museu, apoio logístico, conservação predial e reposição paisagística.
“Quis Deus que estivesse aqui, como prefeito de Palmas, alguém que pudesse cooperar para a manutenção da história. Mais do que isso, evitar que a história seja apagada. Como as futuras gerações terão fontes de pesquisa se não for por ações como essa?”, disse Eduardo Siqueira Campos, que também agradeceu o empenho da Associação Amigos do Palacinho na iniciativa de manutenção do Museu Palacinho.
Entre os compromissos assumidos pela Prefeitura, destacam-se a manutenção e preservação do prédio do museu e anexos, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), além da limpeza, roçagem e conservação das áreas verdes, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzu).
Participaram da solenidade de assinatura os membros voluntários da Associação Amigos do Palacinho: José Wagner Praxedes (idealizador da Associação), Divaldo Rezende (membro fundador), Raimundo Parrião Júnior (presidente), Ione Carvalho Araújo (presidente do Conselho Administrativo), Maria do Socorro Erculana de Lima (membro do Conselho Administrativo), Adriana Borges (membro), Sandro Rogério Ferreira (membro) e Leidvon Welles (membro).
Também estiveram presentes os secretários municipais: Gabriela Siqueira Campos (Proteção e Bem-Estar Animal), Marcílio Ávila (Zeladoria Urbana), Paulo Cezar Monteiro (Infraestrutura e Obras Públicas), Renato de Oliveira (Procuradoria-Geral do Município) e Rolf Vidal (Casa Civil).
Sobre
O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, sendo o primeiro edifício construído em Palmas. Feito em madeira de jatobá, o Palacinho encontra-se na parte alta da cidade, permitindo ao visitante contemplar parte do município.

Fonte: Secom Palmas