
Sempre ouvimos dizer que o mês de maio é consagrado como o Mês das Noivas. É lindo esse substantivo feminino, pois nos remete à entrada triunfal na cerimônia de casamento, que se torna o momento mais sublime. O casamento é o grande dia da noiva, quando ela se une ao noivo.
Nas Escrituras Sagradas, encontramos muitas referências ao casamento, em um sentido espiritual. No Antigo Testamento, a nação de Israel é apresentada como a esposa, e Deus, como o Esposo. No Novo Testamento, a Igreja é a Noiva de Cristo, amada e protegida por Ele. Jesus Cristo, o Filho de Deus, que desceu do céu, foi morto e sepultado; ao terceiro dia ressuscitou, conforme havia prometido. Antes de subir ao céu, deixou fundada a sua Igreja, a qual é chamada na Bíblia de Noiva do Cordeiro.
Jesus foi levado ao céu, e a Igreja, aqui na Terra, continuou a ser formada por cristãos do mundo inteiro — não limitada a um nome de denominação, mas composta por todos os que se declaram cristãos, ou seja, por aqueles que se identificam como seguidores de Cristo.
Na teologia, costuma-se dizer que a “Noiva de Cristo” é formada por dois grupos de pessoas, mundialmente conhecidos. O primeiro são os cristãos falecidos, chamados de “Igreja Triunfante”. O segundo são os cristãos vivos, que formam a “Igreja Militante”, também chamada de “Igreja Visível”. A Bíblia frequentemente estabelece uma relação entre Cristo e Sua Igreja, comparando-a a um noivado ou casamento.
É importante entender que o conceito da Igreja como a Noiva de Cristo traz um aspecto coletivo fundamental. Isso significa que uma pessoa, sozinha, não é a Noiva de Cristo. Na verdade, a Igreja é uma assembleia formada por todos os que creem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, mediante a fé. Portanto, é essa comunidade que constitui a Noiva de Cristo.
A posição da Igreja como Noiva de Cristo se torna ainda mais maravilhosa quando entendemos que ela é formada por pecadores. Sim, todos aqueles que agora são contados como parte da Noiva de Cristo outrora não eram dignos de qualquer consideração. Mas Deus, em Sua vontade livre e soberana, por Sua maravilhosa graça, decidiu amar quem não merecia ser amado; Ele decidiu escolher aqueles que só podiam ser rejeitados.
A Igreja é a Noiva de Cristo. Essa Igreja, que foi lavada no sangue do Cordeiro, recebe o perdão dos pecados e se apresenta com vestes espirituais limpas, sem manchas. Assim, poderá ir sem máculas e rugas ao encontro do seu Senhor.
O casamento é o grande dia da noiva, quando ela se une ao noivo. Da mesma forma, um dia seremos levados para junto de Jesus, para morar com Ele no Céu. A festa desse casamento durará por toda a eternidade!
Deus te abençoe!