A Volvo começou a fabricar ônibus em Curitiba (PR) em 1979. Introduziu os primeiros ônibus híbridos no Brasil, que operam na capital paranaense há mais de dez anos. Também nasceram no país outros importantes projetos da Volvo, como os primeiros ônibus biarticulados, que tornaram a marca uma referência mundial em BRT. Agora, a fábrica brasileira da Volvo celebra a produção do primeiro chassi de ônibus biarticulado elétrico da marca em todo o mundo. Com zero emissões de CO2 e baixíssimo nível de ruído, o modelo BZRT, nas versões articulada e biarticulada, é fabricado exclusivamente na unidade brasileira da Volvo, que agora está apta a exportá-lo para sistemas BRT de vários países.

Com 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, o BZRT biarticulado é um veículo de alta eficiência, capaz de levar o mesmo número de passageiros de um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e ainda com o mesmo benefício de zero emissões. “O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”, comemora André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina. O novo produto foi desenvolvido dentro do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no (Brasil, no período 2023-2025.

O BZRT é um veículo 100% elétrico, equipado com dois motores de 200 kW (272 cavalos) cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 544 cavalos. Tem caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, com base na transmissão I-Shift. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O tempo de recarga varia de duas a quatro horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. Os motores ficam na parte central, abaixo do piso, garantindo melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico. As baterias também estão na parte de baixo, permitindo carrocerias com salão completamente livre para os passageiros. “Reunimos os atributos dos nossos articulados e biarticulados convencionais, consagrados mundialmente, com as vantagens da mais avançada tecnologia elétrica do Grupo Volvo. Estamos utilizando o mesmo quadro de chassi, eixos, sistemas de direção e suspensão extremamente robustos e de alta capacidade que equipam nosso biarticulado tradicional. É uma configuração que garante qualidade e confiabilidade”, afirma Alexandre Selski, diretor de Eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina.

Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da Volvo com seus veículos, o BZRT é equipado com avançados dispositivos de segurança ativa. Entre eles estão câmeras para detectar situações de perigo que o motorista pode não antever e sensores frontais e laterais nos pontos cegos para proteção de pedestres, ciclistas e outros usuários das vias. O modelo tem ainda sensores de placas de trânsito, com avisos no painel de instrumentos para identificar os sinais e detectar o limite de velocidade das vias. Outro destaque é o Volvo Dynamic Steering (VDS), sistema que controla a direção com precisão, melhorando a estabilidade dos ônibus, além de reduzir a tensão para ombros e braços dos motoristas. Com avançada conectividade, o BZRT vem pronto para a ativação do sistema de “Zonas de Segurança”, capaz de reduzir a velocidade do ônibus automaticamente por meio de monitoramento por GPS. A tecnologia pode atuar em áreas mais propensas a acidentes ou regiões perto de terminais, escolas e hospitais, trazendo proteção adicional aos usuários das vias. “Algumas cidades tiveram até 50% de redução de colisões com esse sistema”, explica Selski.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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