Citroën avança na produção nacional com C3, Aircross e Basalt desenvolvidos no Brasil

A produção nacional de veículos no Brasil tem passado por transformações importantes nos últimos anos. Um dos movimentos mais relevantes nesse cenário é o Projeto C-Cubed, liderado pela Citroën dentro do grupo Stellantis, com o objetivo de criar uma nova família de veículos acessíveis, adaptados às necessidades regionais e produzidos localmente. O Polo Automotivo de Porto Real (RJ) tornou-se o centro dessa iniciativa, com a fabricação dos modelos Citroën C3 de terceira geração, Citroën Aircross de até sete lugares e Citroën Basalt.

Pontos Principais:

  • Projeto C-Cubed viabilizou três modelos Citroën fabricados no Brasil.
  • C3 combina estilo SUV com motor Turbo e central de 10,25”.
  • Aircross oferece até sete lugares com bancos removíveis.
  • Basalt é o SUV cupê mais acessível e já lidera vendas da marca.

O Projeto C-Cubed começou a ser implementado em 2021, como parte da estratégia global da marca para fortalecer sua atuação em mercados como América do Sul e Ásia. A plataforma CMP foi escolhida para dar base aos veículos desenvolvidos no escopo do projeto, possibilitando diferentes configurações e garantindo uma integração elevada de peças locais. Além de ampliar a competitividade da marca, o projeto também tem contribuído para o fortalecimento da cadeia automotiva nacional.

Esses três modelos representam etapas distintas do plano da marca no Brasil, com lançamentos ocorrendo em 2022, 2023 e 2024, respectivamente. A Citroën afirma que mais de 80% dos componentes utilizados nos veículos produzidos são nacionalizados. Além disso, os modelos também receberam investimentos em design, motorização e tecnologias de conectividade para atender às exigências do consumidor brasileiro e sul-americano.

Citroën C3: hatch com vocação urbana e projeto flexível

O C3 foi o primeiro da nova linha, estreando como hatch com visual de SUV. A versão YOU! trouxe motor Turbo 200 e câmbio CVT com ótimo desempenho.
O C3 foi o primeiro da nova linha, estreando como hatch com visual de SUV. A versão YOU! trouxe motor Turbo 200 e câmbio CVT com ótimo desempenho.

O primeiro modelo lançado no âmbito do Projeto C-Cubed foi o Citroën C3, apresentado em 2022. Ele marcou uma nova etapa da marca no país ao adotar um conceito que mescla o formato de hatch com a robustez visual de SUVs. Sua base é a plataforma CMP, adaptada para uso em modelos compactos com motorização de entrada, produção local e alto índice de nacionalização.

Inicialmente, o Citroën C3 foi disponibilizado com motores 1.0 Firefly e 1.6 flex, ambos fabricados nas unidades da Stellantis em Betim (MG) e Porto Real (RJ). Além da diversidade mecânica, o modelo trouxe como destaque a central multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, tornando-se um diferencial de conectividade entre os modelos de sua categoria.

Em agosto de 2024, o C3 recebeu a versão YOU!, equipada com motor Turbo 200 de até 130 cv e câmbio automático CVT com sete marchas simuladas. O conjunto entregou desempenho acima da média para seu segmento, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. A marca passou a oferecer o hatch mais rápido entre os rivais diretos com motor turbo e o mais acessível do país com esse tipo de propulsor e transmissão automática.

  • Central multimídia de 10,25” com espelhamento sem fio.
  • Motorização 1.0, 1.6 e Turbo 200 CVT.
  • Maior porta-malas entre os hatches do segmento: 315 litros VDA.

Citroën Aircross: espaço para até sete e foco em versatilidade

O Aircross chegou em 2023 com grande diferencial: até sete lugares. Os bancos extras podem ser retirados ou rebatidos conforme a necessidade.
O Aircross chegou em 2023 com grande diferencial: até sete lugares. Os bancos extras podem ser retirados ou rebatidos conforme a necessidade.

O segundo modelo da linha C-Cubed foi o novo Citroën Aircross, lançado em novembro de 2023. Classificado como um B-SUV, o modelo se destacou por oferecer uma configuração inédita para o segmento no Brasil: a possibilidade de transportar até sete ocupantes, com bancos traseiros removíveis individualmente. Cada assento adicional pesa pouco mais de 8 kg e pode ser retirado ou mantido rebatido no assoalho, oferecendo até 398 litros de porta-malas mesmo com os bancos extras embarcados.

A motorização única em todas as versões é o motor Turbo 200 de até 130 cv, associado ao câmbio automático CVT com três modos de condução. A arquitetura do modelo permitiu o uso de suspensões calibradas para o mercado brasileiro, priorizando a estabilidade e o conforto mesmo em vias irregulares. A carroceria utiliza 65% de aços de alta e ultra-alta resistência.

No interior, destaque para o quadro de instrumentos digital customizável de 7” e a mesma central multimídia já conhecida do C3. A oferta de espaço inclui entre-eixos de 2,67 metros, amplo vão de acesso nas portas traseiras e até 15 compartimentos internos para objetos. Com 493 litros de capacidade no porta-malas, o modelo assume a liderança no segmento entre os SUVs com esse perfil de uso.

  • Motor Turbo 200 com 130 cv e câmbio CVT.
  • Opção de sete lugares com bancos removíveis.
  • Porta-malas de 493 litros (VDA).

Citroën Basalt: o SUV cupê mais acessível do Brasil

O Basalt se destacou como o SUV cupê mais acessível do país e rapidamente conquistou mais de 50% das vendas da marca no Brasil até abril de 2025.
O Basalt se destacou como o SUV cupê mais acessível do país e rapidamente conquistou mais de 50% das vendas da marca no Brasil até abril de 2025.

O último modelo lançado dentro do Projeto C-Cubed foi o Citroën Basalt, que chegou ao mercado em outubro de 2024 e passou a representar mais de 50% das vendas da marca no país até abril de 2025. Classificado como SUV cupê, é o primeiro da marca com essa proposta no Brasil, oferecendo visual diferenciado, boa altura do solo e carroceria com linhas que buscam eficiência aerodinâmica sem comprometer a robustez estrutural.

A base continua sendo a plataforma CMP, mas com melhorias estruturais para garantir melhor desempenho em resistência e conforto. A motorização também segue o padrão já adotado no Aircross, com o motor Turbo 200 em versões com câmbio CVT e opção de motorização 1.0 Firefly com câmbio manual. O porta-malas tem 490 litros de capacidade, com abertura ampla e tampa projetada para liberar espaço interno sem prejudicar a ergonomia dos passageiros no banco traseiro.

O painel adota acabamento em dois tons, tela digital de 7 polegadas no quadro de instrumentos e ar-condicionado automático. Todos os modelos contam com seis alto-falantes, câmera de ré, sensores, espelhos e vidros elétricos, além de controle de estabilidade, assistente de partida em rampas e monitoramento da pressão dos pneus.

  • SUV cupê com base na plataforma CMP.
  • Motor Turbo 200 com até 130 cv ou 1.0 Firefly.
  • Até 13,2 km/l na cidade com gasolina (1.0 manual).

Conclusão

A estratégia da Citroën com o Projeto C-Cubed reposicionou a marca no Brasil e América do Sul com uma gama de veículos projetada regionalmente. C3, Aircross e Basalt representam um esforço de adaptação ao perfil do consumidor local, combinando produção nacional, motorização eficiente e foco em conectividade. Os três modelos são frutos de um planejamento que envolveu engenharia, design e operação logística integrada, com alto índice de nacionalização e produção concentrada no Rio de Janeiro.

A consolidação desses modelos reforça o compromisso da marca em aumentar sua presença no mercado com veículos acessíveis, mas com soluções técnicas modernas. A adoção da plataforma CMP em todos os casos evidencia a busca por padronização de componentes e redução de custos industriais, sem abrir mão da versatilidade nas versões.

Com três modelos fabricados localmente, a Citroën conclui a primeira fase de sua nova estratégia regional, consolidando o Polo de Porto Real como centro da operação sul-americana e oferecendo ao consumidor produtos com características próprias, sem depender de importações ou adaptações tardias.

Fonte: Stellantis.

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