O soluço é um reflexo involuntário causado por uma contração repentina e descontrolada do diafragma, o músculo que fica entre o tórax e o abdômen e tem papel fundamental na respiração. Quando esse espasmo ocorre, ele provoca o fechamento quase instantâneo da glote, a pequena abertura localizada na laringe, por onde o ar passa para os pulmões.
Esse fechamento abrupto impede a passagem normal do ar e resulta no som curto e característico que chamamos de soluço. Embora geralmente seja inofensivo e dure apenas alguns minutos, o soluço pode ser desconfortável e, em casos mais raros, persistente ou até crônico, exigindo atenção médica.
Técnicas populares para interromper o soluço
Uma das técnicas mais usadas é prender a respiração por alguns segundos. Esse ato aumenta os níveis de dióxido de carbono (CO2) no sangue, o que pode ajudar o corpo a relaxar o diafragma e interromper as contrações. Outra opção popular é beber água gelada, que estimula os nervos ligados ao diafragma devido à mudança brusca de temperatura.
Muitas pessoas também tentam respirar dentro de um saco de papel. Isso eleva a concentração de CO2 no organismo e pode ajudar a interromper o ciclo do soluço.
Já a tradicional colher de açúcar granulado é outra sugestão: acredita-se que ela estimula nervos específicos na garganta, embora não haja explicação científica definitiva.
Outras abordagens que podem funcionar
Técnicas menos conhecidas também mostram resultados em alguns casos. Puxar a língua com cuidado, tentar arrotar voluntariamente ou abraçar os joelhos contra o peito são formas de modificar a pressão corporal e, possivelmente, relaxar o diafragma. Esses métodos estimulam nervos ou regiões que afetam a musculatura envolvida no soluço.
Por fim, respirar de forma lenta e controlada ajuda o corpo a relaxar como um todo. Em muitos casos, essa simples mudança no padrão respiratório já é suficiente para fazer o soluço parar. O ideal é testar diferentes técnicas até encontrar aquela que funciona melhor para você. As informações são do nd+.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.
The post Veja como acabar com os soluços com essa técnica caseira simples first appeared on MinhaSaúde.