
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lançou nesta quinta-feira, 15, os projetos Cidade do Automóvel, espaço localizado na região Norte de Palmas, destinado à instalação de empreendimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços do setor automotivo; e o Parque Tecnológico, voltado ao fortalecimento da pesquisa e da inovação científica. O lançamento dos projetos, que serão executados pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), ocorreu durante a abertura oficial da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), realizada no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, que neste ano tem como tema AgroEvolução.
“Estamos aqui no lançamento da Agrotins 25 anos, onde aproveitamos para autorizar obras e benefícios importantes para Palmas e para o Tocantins, como a Cidade do Automóvel e o Parque Tecnológico, duas grandes iniciativas que fortalecerão o desenvolvimento em Palmas. Acreditamos que, dentro de 60 dias, encaminharemos essas duas importantes obras para licitação e daremos a ordem de serviço para o início da implementação”, destacou o governador Wanderlei Barbosa durante o lançamento dos projetos.
Cidade do Automóvel
O decreto assinado nesta quinta-feira, 15, referente ao projeto Cidade do Automóvel, trata das providências necessárias para a implantação de toda a infraestrutura do espaço, localizado no Distrito Industrial Tocantins II, na quadra ASR-NE 65, em Palmas, destinado à instalação de empreendimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços do setor automotivo. O projeto está localizado em uma quadra com 321 lotes, sendo 137 terrenos com tamanhos que variam de 360 m² a 1.826,60 m², a serem destinados a todos os tipos de empresas e negócios do ramo automobilístico, como concessionárias, lojas de novos e seminovos e oficinas mecânicas. O Governo do Tocantins instituiu a Cidade do Automóvel por meio da Portaria n° 132, publicada em 2020, e esta possui uma área de 105.041,09 m².
“É um dia muito especial, em que o nosso governador Wanderlei Barbosa e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, lançaram o Distrito 65, situado na saída para Lajeado, onde será implantada a tão sonhada Cidade do Automóvel, uma antiga demanda do setor produtivo da nossa capital. Trata-se de um grande empreendimento, que contará com 321 áreas industriais e previsão de atrair mais de meio bilhão de reais em investimentos privados para Palmas, com potencial de gerar mais de 5 mil empregos diretos. Após recebermos os projetos da prefeitura, vamos tomar as providências necessárias para realizar a licitação e iniciar a implantação dessa grande obra”, assegurou o titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima.
Para o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, “hoje [quinta-feira, 15] é um dia que ficará na história por diversas razões. São muitos avanços. Assinamos projetos que darão início à Cidade do Automóvel e ao Parque Tecnológico, além de outros protocolos importantes. Estamos trabalhando em parceria. A prefeitura de Palmas está fazendo a renúncia fiscal dos impostos necessários para a implantação do projeto Cidade do Automóvel, como o ITBI [Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis], o que resultará em mais de R$ 38 milhões de isenção de impostos para o Governo do Tocantins”.
Parque Tecnológico
Outro projeto anunciado pelo Governo do Tocantins é o decreto que aprova o projeto de loteamento ALC-NO 13, localizado também na região norte de Palmas. A área, de propriedade do estado, será dividida em partes menores por meio do processo de microparcelamento, com o objetivo de viabilizar a implantação do Parque Tecnológico de Palmas. O espaço será dedicado ao desenvolvimento da tecnologia, pesquisa científica e empreendedorismo, em articulação com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).
O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, destacou a importância da retomada do projeto do Parque Tecnológico como um marco para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação. “Para as universidades, esse novo passo na estruturação do Parque Tecnológico representa um avanço enorme. É um projeto criado há quase 15 anos, mas que estava adormecido e, agora, o governador Wanderlei Barbosa retoma, juntamente com a Fapt [Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins], no sentido de garantir um investimento de R$ 30 milhões para o Centro de Inovação, para a infraestrutura básica e também para o microparcelamento, onde as empresas poderão se instalar. Esse projeto se consolida como um ambiente de inovação, voltado para os pesquisadores, para o desenvolvimento de projetos e para a análise de cenários econômicos. Com muita alegria, parabenizamos o governador Wanderlei Barbosa por essa iniciativa, que cria um espaço essencial para a ciência, a tecnologia e a inovação”, reforçou o reitor Augusto Rezende.
Outros projetos
Durante a abertura da Agrotins 25 anos, o governador Wanderlei Barbosa também assinou outros projetos importantes para o desenvolvimento socioeconômico de Palmas, como o Programa Frutifica Tocantins; o Programa Mesa Farta e o Programa Mais Genética.
Texto: Secom TO