
Durante a Agrotins 2025, o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, analisou o clima político no Tocantins e comentou os bastidores da sucessão estadual de 2026. Apesar de considerar que o debate eleitoral começou cedo, ele reconhece que é natural cada liderança buscar seu espaço.
“Eu acho que está um pouco adiantado, mas é assim mesmo, cada um buscando o seu espaço. Temos uma eleição de governo e uma eleição de Senado, que eu acredito ser uma das mais concorridas da história do Estado”, disse o gestor.
Ao ser questionado sobre suas preferências para o Senado, Joaquim Pinheiro evitou revelar todos os nomes, mas foi direto ao destacar seu apoio ao senador Eduardo Gomes. “Não posso falar agora… mas o 01 é o Eduardo Gomes”, afirmou.
Pauta municipalista e inclusão de todos os municípios
O prefeito também reforçou a importância de os prefeitos dos 139 municípios participarem das decisões políticas, não apenas os gestores das cidades maiores. “Temos que ter uma pauta municipalista, onde envolva desde o município 0.6 até os cinco maiores do Estado. Não pode haver divisão”, pontuou, lembrando que foi recentemente eleito vice-presidente de uma entidade municipalista.
Avaliação do governo Wanderlei Barbosa
Sobre a atual gestão estadual, Joaquim Pinheiro demonstrou alinhamento e reconhecimento ao trabalho do governador. “É um governo bem avaliado, que está próximo do povo e sempre trabalhando para a melhoria do Tocantins, com desenvolvimento em todas as áreas, seja infraestrutura ou social. Um bom governo.”
Questionado se o governador fará o sucessor, foi enfático: “Acho que sim. Temos algumas divergências internas, mas eu acho que tem que se unir num nome só.”