
Paulo Afonso foi vítima do aracnídeo na sacada do apartamento onde vive com a filha de três anos. Outros moradores relataram aparecimentos nas ruas Diana e Alfonso Bovero. Morador da rua Palestra Itália, em Perdizes, conta que foi picado por escorpião no apartamento onde vive.
Montagem/g1/Reprodução/g1 e TV Globo
Moradores de Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, estão em pânico depois que escorpiões começaram a aparecer dentro de apartamentos do bairro.
Os relatos sugerem uma infestação do aracnídeo na região, que tem assustado quem mora em apartamentos que ficam em andares baixos.
O principal caso aconteceu na rua Palestra Itália no feriado de 1° de Maio, quando o chef de cozinha Paulo Afonso foi vítima dentro do apartamento onde reside com a família. Ele tem uma filha de três anos.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Ao cuidar das plantas que ficam na sacada do apartamento, sentiu a ferroada forte e percebeu que tinha sido atacado pelo escorpião.
“Eu estava em casa curtindo o feriado com a minha filha de três anos e uma sobrinha de quatro anos, que também estava com a gente. Além da dor terrível, a família toda ficou em pânico com a possibilidade de ter outro em casa que pudesse vitimar as crianças”, contou Paulo.
Chef Paulo Afonso mostra a evolução da picada do escorpião no braço, dias depois do ataque.
Montagem/g1/Acervo pessoal
“Fui ao posto de saúde da Avenida Sumaré e tomei o soro antiescorpiônico e recebi todas as orientações. Mas, na volta, fiz uma varredura dentro do apartamento com o meu sogro e encontramos outro no ralo do banheiro. Ele só não conseguiu entrar em casa porque não conseguiu passar pela abertura estreita do ralo”, disse o chef de cozinha.
Paulo Afonso disse que depois da picada começou a sentir dores insuportáveis e suar com muita frequência, tendo que trocar de camisa mais de cinco ou seis vezes por dia.
Por causa da picada, interrompeu as viagens de ida e volta semanais para Balneário Camboriú, em Santa Catarina, onde administra um restaurante da família.
Depois de tomar o soro e iniciar o tratamento com antibióticos, ele viu a ferida da picada evoluir e causar uma descamação da pele.
Moradores de Perdizes relatam aparecimento de escorpiões nos apartamentos do bairro.
Reprodução/Perdizes_Digital
O chef diz que não entende como o escorpião chegou ao seu apartamento, uma vez que as áreas comuns do prédio são bastante limpas e sem acúmulo de lixo.
“A gente vê esse tipo de aparecimento de escorpiões em regiões onde há terrenos abandonados e muito lixo. Mas aqui é uma surpresa. Depois do que aconteceu comigo, outras quatro pessoas me narraram aqui no bairro terem enfrentado o mesmo problema. E muito nos preocupa, porque quem tem filho em casa sabe que esse tipo de ataque pode ser fatal para uma criança”, disse.
Paulo credita o aparecimento dos aracnídeos à sujeira deixada por torcedores e frequentadores de shows do estádio Allianz Parque, do Palmeiras, que fica em frente à casa dele.
“É um fluxo de gente a semana toda. Eles comem, deixam comida, copos e todo tipo de sujeira que acaba atraindo bichos e baratas, que são a fonte de alimento de escorpiões. Os donos de bares não fazem nada e a gente vira refém. A gente aqui está abandonado”, afirmou.
Av. Alfonso Bovero x Rua Diana
Esquina da Avenida Professor Alfonso Bovero e a Rua Diana, em Perdizes, Zona Oeste de São Paulo.
Reprodução/GoogleStreetView
Outro caso aconteceu na Avenida Professor Alfonso Bovero, na esquina com a rua Diana, na última sexta-feira (9). O morador Cícero Custódio de Lima diz ter chegado em casa depois do dia de trabalho e encontrado quatro escorpiões dentro do apartamento dele.
“Chequei em casa e percebi que os meus gatos não vieram até a mim como de costume. Então, vi que eles estavam vigiando alguma coisa. Quando fui ver o que era, topei com quatro escorpiões”, disse.
Ele se disse surpreso com o aparecimento dos animais. “Estou sem entender o que está acontecendo. Moro no primeiro andar e tudo é muito bem limpo aqui. Até agora não entendi de onde veio. Existe apenas um morador de rua que ocupou o ponto de ônibus em frente, que junta bastante bagunça e sujeira lá. Mas estou na dúvida se veio dali ou do colégio que tem do lado”, afirmou.
A infestação de escorpiões foi compartilhada pelo perfil do Instagram ‘Perdizes Digital’, que faz diariamente várias denúncias sobre problemas do bairro.
O dono da página disse que recebeu vários relatos de outros aparecimentos e está preocupado com a proteção das crianças.
“Tem muitos relatos na Diana. Ali na segunda quadra tem a EMEI Santos Dumont. São dezenas de alunos e uma área verde gigante. Ao lado tem a escola estadual Miss Browne, com uma área malcuidada”, disse o administrador da página de denúncias, que prefere não se identificar.
O g1 procurou a Prefeitura de SP e a Secretaria Municipal da Saúde, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
Página Perdizes_Digital fala sobre aparecimento de escorpiões no bairro.
Reprodução/Instagram
Saiba o que fazer ao encontrar escorpiões, caramujos e morcegos dentro de casa