
Após intensas negociações, a greve dos profissionais da educação de Araguaína foi encerrada nesta terça-feira, 13 de maio, com conquistas significativas para a categoria. A decisão foi tomada em assembleia realizada logo após uma reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) e o prefeito Wagner Rodrigues, que durou mais de três horas.
Os principais pontos de pauta, pagamento das progressões de letra e nível, cumprimento da hora/atividade dos professores e o plano de carreira dos servidores administrativos, foram atendidos pela gestão municipal.
Ficou acordado que o edital com o nome dos professores aptos a progredir será publicado no diário oficial na próxima segunda-feira (19). Já o pagamento das progressões de letra e nível começarão a ser pagas com 10% já no próximo salário, e o restante será quitado gradualmente, conforme disponibilidade de recursos; a hora/atividade dos professores começará a ser implementada a partir de agosto; e o plano de carreira dos administrativos, incluindo o quadro geral, será apresentado até o dia 30 de maio.
A presidente do sintet Regional de Araguaína, Rosy Franca, comemorou os avanços e destacou o engajamento da categoria: “Foi um movimento histórico, com uma categoria muito aguerrida e unida. Como sempre, a direção sindical regional conduziu o movimento de forma propositiva, e conseguimos conquistar todos os pontos de pauta, uma grande vitória da luta sindical”.
Para o Sintet, a greve, portanto, foi encerrada com êxito total, consolidando-se como mais uma das grandes mobilizações da educação municipal.


—
Nubia Martins
Fonte: Assessora de Comunicação do Sintet