
Mayara dos Santos, de 24 anos, morreu na segunda-feira (12), após sofrer mal súbito enquanto treinava em uma academia de Bocaina (SP). Mãe denuncia omissão de socorro por parte da prefeitura. Polícia investiga morte de jovem após mal súbito em academia de Bocaina (SP)
Reprodução/Facebook
A jovem de Bocaina (SP) que morreu na segunda-feira (12), após sofrer um mal súbito enquanto treinava em uma academia, já havia tratado um quadro de Tromboembolismo Pulmonar (TEP) e fazia uso de medicação para insuficiência cardíaca.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
De acordo com o boletim de ocorrência, Mayara dos Santos, de 24 anos, começou a passar mal durante um treino de musculação, foi socorrida por uma ambulância e encaminhada em parada cardiorrespiratória à Santa Casa de Bocaina, onde teve o óbito constatado.
Em entrevista ao g1, Ana Cláudia Marrega, mãe de Mayara, contou que a filha concluiu o tratamento contra TEP no ano passado e havia voltado à academia havia cerca de um mês.
“Ela havia retornado aos treinos fazia um mês, por conta do problema dela [Tromboembolismo Pulmonar]”, afirmou.
Ainda segundo Ana Cláudia, a jovem também fazia uso controlado de bisoprolol, um medicamento indicado para casos de insuficiência cardíaca.
Tromboembolismo Pulmonar (TEP) é uma condição na qual um coágulo de sangue se desloca para as artérias pulmonares, bloqueando o fluxo sanguíneo para os pulmões.
A médica que prestou o atendimento relatou que, segundo a mãe, Mayara havia consumido um estimulante pré-treino antes de iniciar a atividade física. A mãe disse ao g1 que não sabe informar a marca ou o tipo da substância ingerida.
“Não sabemos onde foi comprado esse pré-treino. Não sei se foi solicitada avaliação antes de ela voltar aos treinos”, disse.
A ocorrência foi registrada como morte suspeita na Central de Polícia Judiciária de Jaú e as causas da morte ainda estão sendo investigadas.
O corpo de Mayara foi enterrado na tarde de terça-feira (13), no Cemitério Municipal de Bocaina.
Polícia investiga morte de jovem após mal súbito em academia em Bocaina
Denúncia de omissão de socorro
Ainda ao g1, Ana Cláudia relatou uma possível omissão de socorro por parte da Prefeitura de Bocaina. Segundo ela, a ambulância enviada após o chamado da academia chegou ao local com apenas o motorista-socorrista.
“Buscaram ela em transporte simples. Só foi o motorista. Isso foi omissão. Bocaina não tem suporte. Eu fui fazer um boletim de ocorrência por omissão, mas disseram que isso não se enquadra, que eu não poderia registrar. Disseram que eu teria que entrar em contato com a prefeitura”, afirmou.
O g1 tenta contato com a Prefeitura de Bocaina para questioná-la sobre a denúncia de Ana Cláudia, mas não obteve sucesso até a última atualização desta reportagem.
Comoção
A academia onde Mayara treinava se pronunciou pelas redes sociais em solidariedade à família e aos amigos. O estabelecimento permaneceu fechado na terça-feira, em luto pela aluna.
“Meus sentimentos a todos os familiares. Que Deus os conforte nesse momento tão triste e doloroso”, escreveu.
Também pelas redes sociais, a Banda Marcial Municipal de Bocaina, Martha Nigro, da qual Mayara foi integrante, lamentou a morte da ex-aluna e relembrou sua trajetória no grupo.
Banda Marcial Municipal de Bocaina, Martha Nigro, da qual Mayara foi integrante, lamentou a morte da ex-aluna
Reprodução
Consumo de pré-treino
O pré-treino é um tipo de suplemento líquido ou em cápsulas à base de substâncias estimulantes, utilizado com o objetivo de aumentar o desempenho durante atividades físicas de alta intensidade.
Como parte de uma reportagem especial sobre estimulantes, confira abaixo um vídeo do g1 sobre o funcionamento dos pré-treinos à base de cafeína e sua atuação no cérebro:
Pré-treino de cafeína funciona mesmo?
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região