Triumph Scrambler 400 XC é lançada na Índia

A Triumph revelou oficialmente uma nova versão da Scrambler 400, batizada de XC, com visual voltado ao uso aventureiro. A apresentação foi feita na Índia, onde o modelo será vendido inicialmente. A moto amplia a linha da fabricante britânica na faixa de 400 cilindradas, desenvolvida em parceria com a Bajaj.

Pontos Principais:

  • Scrambler 400 XC é lançada na Índia com proposta visual off-road.
  • Modelo mantém motor de 398 cm³ com 40 cv e embreagem assistida.
  • Rodas raiadas com pneus sem câmara e ABS com modo off-road são destaques.
  • A versão pesa 190 kg e deve custar cerca de R$ 35 mil no Brasil, se confirmada.

A chegada dessa nova configuração acontece pouco depois do sucesso das irmãs Speed 400 e Scrambler 400 X, que responderam por cerca de 40% das vendas da Triumph no Brasil em 2024. Apesar de ainda não confirmada oficialmente, a expectativa é que a Scrambler 400 XC também seja lançada no mercado brasileiro, posicionando-se acima da versão X.

A Triumph revelou a nova Scrambler 400 XC com visual trail e foco em aventura. A apresentação aconteceu na Índia, onde o modelo será vendido primeiro.
A Triumph revelou a nova Scrambler 400 XC com visual trail e foco em aventura. A apresentação aconteceu na Índia, onde o modelo será vendido primeiro.

Embora compartilhe a mesma base técnica da Scrambler 400 X, a nova XC introduz mudanças visuais e funcionais, como rodas raiadas compatíveis com pneus sem câmara, para-lama elevado no estilo “bico de pato” e pequenos ajustes no conjunto estético para se alinhar à proposta de uso mais fora-de-estrada.

Motorização e desempenho

A Scrambler 400 XC mantém o motor monocilíndrico de 398 cm³, que entrega 40 cv e 3,8 kgfm. O câmbio de 6 marchas tem embreagem assistida e deslizante.
A Scrambler 400 XC mantém o motor monocilíndrico de 398 cm³, que entrega 40 cv e 3,8 kgfm. O câmbio de 6 marchas tem embreagem assistida e deslizante.

A Scrambler 400 XC mantém o motor monocilíndrico de 398 cm³ com quatro válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e comando DOHC. A potência declarada é de 40 cv a 8.000 rpm, com torque de 3,8 kgfm entregue a 6.500 rpm. A transmissão é de seis marchas e conta com embreagem assistida e deslizante.

A parte ciclística também permanece inalterada em relação à versão X, com garfo telescópico invertido na dianteira e suspensão monoamortecida na traseira, ambas com 150 mm de curso. Essa configuração limita o uso extremo em trilhas, sugerindo que a proposta off-road da XC é mais estética do que funcional.

O peso total em ordem de marcha aumentou em 5 kg, resultando em 190 kg, valor superior ao da Scrambler 400 X. Essa diferença é resultado da inclusão de novos itens de proteção e das rodas raiadas, que demandam construção reforçada.

Equipamentos e eletrônica

O modelo tem ABS com modo off-road, controle de tração desligável e acelerador eletrônico. A iluminação é full-LED e há tomada USB sob o assento.
O modelo tem ABS com modo off-road, controle de tração desligável e acelerador eletrônico. A iluminação é full-LED e há tomada USB sob o assento.

A versão XC inclui uma série de itens de série que aprimoram a experiência do piloto. Entre eles estão para-brisa na cor da moto, manetes de freio e embreagem ajustáveis, protetores de cárter e motor em alumínio, além de protetores de mão.

No pacote eletrônico, o modelo conta com controle de tração comutável e freios ABS nas duas rodas com modo off-road, permitindo uso em estradas de terra. O acelerador é eletrônico (ride-by-wire), e a iluminação é totalmente em LED. A moto também oferece painel semi-digital e uma porta USB para carregamento de dispositivos móveis.

A proposta da versão é atender a um público que busca visual robusto e equipamentos com foco em segurança e funcionalidade urbana e rodoviária. A presença do modo off-road no ABS destaca-se como diferencial para trajetos em vias não pavimentadas.

Visual, cores e posicionamento

Visualmente, a nova XC se diferencia pelo para-lama elevado, carenagem acima do farol e rodas raiadas. A moto está disponível em três cores exclusivas.
Visualmente, a nova XC se diferencia pelo para-lama elevado, carenagem acima do farol e rodas raiadas. A moto está disponível em três cores exclusivas.

A Scrambler 400 XC tem como principais mudanças visuais o para-lama elevado, rodas raiadas e uma pequena carenagem sobre o farol. A estética remete a modelos trail e busca atrair motociclistas que valorizam estilo com pegada clássica e elementos do motociclismo de aventura.

O modelo será vendido em três opções de cores: Racing Yellow (amarelo com detalhes pretos), Vanilla White (branco com detalhes pretos) e Granite (preto metálico com detalhes em cinza e vermelho). Essas tonalidades são exclusivas da versão XC e ajudam a diferenciá-la das demais motos da linha.

O preço na Índia é de 294 mil rúpias, cerca de R$ 19,5 mil na conversão direta. Esse valor é 27 mil rúpias mais caro que o da Scrambler 400 X, equivalente a R$ 1,8 mil de diferença. Considerando o preço atual da 400 X no Brasil (R$ 33.900), é provável que a XC, caso chegue ao país, custe próximo dos R$ 35 mil.

Expectativas e mercado

Ainda sem confirmação oficial no Brasil, a nova Scrambler 400 XC tem perfil ideal para quem busca estilo aventureiro sem abrir mão da praticidade urbana.
Ainda sem confirmação oficial no Brasil, a nova Scrambler 400 XC tem perfil ideal para quem busca estilo aventureiro sem abrir mão da praticidade urbana.

A Triumph ainda não confirmou a chegada da Scrambler 400 XC ao mercado brasileiro, mas a relevância da linha 400cc nas vendas da marca torna o lançamento nacional bastante provável. A produção em parceria com a Bajaj facilita a adaptação para mercados como o Brasil.

Além disso, o interesse do público por modelos com estética scrambler e visual aventureiro tem crescido, especialmente entre motociclistas urbanos que buscam uma moto de uso misto com visual clássico. A XC atende a esse perfil sem alterar profundamente a estrutura já consolidada da Scrambler 400 X.

Se confirmada, a chegada da versão XC ampliará a competitividade da Triumph no segmento intermediário, rivalizando com modelos como Royal Enfield Himalayan 450, Yamaha Lander 250 e Honda Sahara 300, todos com pegada aventureira e preços próximos.

Fonte: Triumphmotorcycles, Motoo e Motociclismoonline.

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