Rio Negro ganha espaço voltado à preservação de abelhas nativas sem ferrão

Fotos: Murilo Ribas/Sesc

 

 

Foi inaugurado neste sábado (10), em Rio Negro, um espaço dedicado à preservação e ao manejo de abelhas nativas sem ferrão.

 

A estrutura, mais conhecida como meliponário, está localizada no Parque Ambiental do Sesc e já está aberta para visitação gratuita.

 

O meliponário abriga espécies como a Mandaçaia, a Mirim e uma colônia de Jataí, que se instalou naturalmente em um toco de árvore ao longo da trilha. O objetivo do projeto é promover a preservação da biodiversidade e incentivar práticas educativas voltadas à sustentabilidade.

 

 

A iniciativa é do Sesc e contou com o apoio técnico dos especialistas Jefferson Fuchs e Júlio César Costin, responsáveis pela ação “Abelhas na Ativa”, desenvolvida pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Voz do Rio.

 

 

O manejo das colônias será feito pela equipe do Sesc, com o apoio de voluntários, apicultores e meliponicultores da região.

 

 

A visitação está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas, e aos finais de semana e feriados, das 7 às 18 horas. Para visitas guiadas, é necessário agendamento prévio pelos telefones (47) 3641-8550 ou (47) 99230-1519.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.