INSS vai permitir pedido de ressarcimento por desconto indevido via app a partir do dia 14

A partir da próxima quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do INSS poderão solicitar o reembolso de descontos indevidos diretamente pelos canais oficiais da autarquia. A medida foi anunciada em entrevista coletiva nesta quinta-feira (8), que contou com a presença de representantes da AGU, CGU e do Ministério da Previdência Social.

Pontos Principais:

  • Notificações sobre descontos indevidos começam a ser enviadas no dia 13.
  • Pedidos de reembolso poderão ser feitos pelo Meu INSS a partir do dia 14.
  • Não será necessário enviar documentos ou preencher formulários adicionais.
  • Contato será feito apenas pelo aplicativo oficial; cuidado com golpes.
  • Entidades responsáveis terão 15 dias úteis para responder ao INSS.

A operação começará no dia anterior, terça-feira (13), quando os beneficiários começarão a receber notificações via aplicativo Meu INSS sobre possíveis descontos associativos em seus contracheques. Aqueles que identificarem cobranças sem consentimento poderão declarar que não reconheceram a operação e requerer o ressarcimento.

Milhões de aposentados serão notificados a partir do dia 13 sobre descontos indevidos no contracheque, recebendo o aviso diretamente no Meu INSS.
Milhões de aposentados serão notificados a partir do dia 13 sobre descontos indevidos no contracheque, recebendo o aviso diretamente no Meu INSS.

De forma paralela, cerca de 27 milhões de segurados também serão notificados no mesmo aplicativo de que não possuem nem nunca possuíram descontos desse tipo. O processo de identificação das cobranças ocorrerá de maneira automatizada, com base no histórico dos pagamentos.

O pedido de ressarcimento poderá ser feito sem necessidade de anexar documentos, preencher formulários ou comprovações adicionais. A única exigência será a manifestação do beneficiário sobre o não reconhecimento do desconto, diretamente no aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica 135.

Após a solicitação, será gerada uma cobrança automática para a entidade que realizou o desconto. A organização terá um prazo de quinze dias úteis para apresentar provas da regularidade da cobrança ou efetuar a devolução ao INSS. A autarquia será responsável por repassar o valor corrigido diretamente ao segurado prejudicado.

O INSS reforçou que não fará contato por telefone, e-mail, WhatsApp ou SMS. Todo o processo ocorrerá exclusivamente pelo aplicativo oficial. Caso o beneficiário receba qualquer tipo de contato externo com pedidos de dados ou links, deve desconsiderar imediatamente e, se necessário, ligar para o número 135.

A central de atendimento do INSS está sendo preparada para atender à nova demanda, e o órgão orienta os segurados a acessarem o Meu INSS com frequência para garantir que as notificações apareçam corretamente. A iniciativa busca combater práticas fraudulentas e aumentar a transparência na relação com os beneficiários.

Fonte: Gov.

O post INSS vai permitir pedido de ressarcimento por desconto indevido via app a partir do dia 14 apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.