Começa mobilização e movimento pela duplicação de TO no Bico: “proposta não tem cor partidária”

Um movimento popular e suprapartidário começa a ganhar força no Tocantins com uma proposta ambiciosa e necessária: a duplicação da rodovia TO que liga Imperatriz (MA) a Araguatins (TO) e a pavimentação de estradas essenciais para a mobilidade e o desenvolvimento do Bico do Papagaio, especialmente as vias que conectam Axixá ao povoado Jatobal e à rodovia Transamazônica, passando pela região do Barreiro.

A proposta, que nasceu de um diálogo com o senador Eduardo Gomes (PL), está sendo apresentada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Ministério dos Transportes. O movimento não tem cor partidária e busca unir lideranças políticas, sociedade civil, produtores rurais, estudantes, trabalhadores e famílias que vivem há décadas em áreas praticamente isoladas devido à ausência de infraestrutura viária.

Infraestrutura precária e isolamento social

“A realidade, originariamente, não é uma proposta minha, mas é uma ideia que surgiu numa conversa junto com o senador Eduardo Gomes”, afirmou o prefeito de Axixá do Tocantins, Auri Wulange. Segundo ele, a duplicação da rodovia TO, partindo da ponte sobre o Rio Tocantins, em Imperatriz (MA), e passando por São Miguel, Sítio Novo, Axixá, Augustinópolis até Araguatins, representa um passo estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Bico do Papagaio.

Além da duplicação da TO, o movimento defende a pavimentação urgente da rodovia que liga Axixá ao povoado Jatobal, onde já existe um projeto em andamento com o apoio do deputado estadual Jair Farias (UB). Também integra o pacote de reivindicações a pavimentação da via que liga Axixá à Transamazônica, passando pela região do Barreiro — trechos hoje em condições precárias e praticamente intransitáveis durante o período de chuvas.

“Essas são regiões que necessitam urgentemente de uma ação emergencial e concreta por parte do Governo do Estado”, pontuou o prefeito. Ele ressalta que o movimento não representa oposição ao governo estadual, mas sim uma mobilização coletiva por soluções viáveis: “Estamos levando uma proposta para que ele [governador Wanderlei Barbosa] possa estudar e viabilizar essas obras.”

Impacto direto na vida da população

De acordo com Auri Wulange, a pavimentação das estradas e a duplicação da TO teriam impacto direto na vida de milhares de pessoas. A infraestrutura precária afeta o transporte escolar, o escoamento da produção agrícola e o acesso básico aos serviços de saúde, segurança e educação. “Temos produtores rurais e famílias inteiras que vivem em condições de isolamento maiores do que comunidades indígenas remotas. Isso não é mais aceitável.”

Ele também faz um apelo à união de forças políticas e sociais do estado: “É uma bandeira importante onde todas as correntes políticas, independente de cor partidária, devem levantar para o desenvolvimento da região do Bico do Papagaio.”

Apoio federal e esperança no protagonismo de Eduardo Gomes

O senador Eduardo Gomes, 1º vice-presidente do Senado, é citado como o principal articulador da proposta em nível federal. Segundo Wulange, Gomes tem dialogado com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e com a presidência do DNIT para tirar o projeto do papel. “Ele é um visionário e, com a força política que tem, tenho certeza que vai conseguir tornar esse sonho uma realidade.”

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