
O 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM), em Mafra, promoveu uma cerimônia especial em comemoração aos 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Durante o evento, realizado nesta terça-feira (6), foram entregues medalhas de tempo de serviço a policiais militares que se destacaram pela dedicação à corporação.
A medalha de prata, referente a 20 anos de serviço, foi concedida aos 3º sargentos Marcelo Jankovski e Jackson Woginiack.
Já a medalha de bronze, alusiva a 10 anos de serviço, foi entregue aos 3º sargentos Fernando Stock, Jonas Krulikoski, Hallan Christy Lansky e Ivonei Cesar Basso, além dos cabos Marcelo Kunze Fernandes, Maikon Wilderson-de Almeida, Marcos Furtado, Evandro Liebl, Guilherme Adolfo Machado, Fabio Renato Maurer Marques, Emerson de Jesus Padilha, Jeann Marcel Iglesias Tauscheck, Eneias Augusto Malachovski, Bruno Kobsczinski, Richard Nader, Jean Carlo Witt e Jonatas Esmael Alves.
A solenidade também marcou promoções importantes na carreira militar. O policial Marcelo Jankovski foi promovido à graduação de 2º sargento, enquanto o policial Leonardo Murbach Bedin ascendeu ao posto de major.
A formatura reforçou o reconhecimento institucional ao trabalho prestado pelos policiais do 38º BPM, que atuam na proteção e segurança da população de Mafra e região.

O comandante do batalhão, tenente-coronel Silvano Sasinski, destacou a importância da data e das homenagens. “Essas honrarias simbolizam o reconhecimento àqueles que vestem a farda com orgulho e responsabilidade. Celebramos com entusiasmo as promoções e condecorações, que refletem competência, liderança e dedicação. Parabéns a cada policial militar pelos 190 anos da nossa gloriosa corporação. Seguimos firmes na missão de proteger, com honra e compromisso”, afirmou.

Durante o evento, o prefeito de Mafra, Emerson Maas, ressaltou o papel da corporação na consolidação da segurança pública no município. “A melhor Polícia Militar do Brasil completa 190 anos de uma história de luta e batalhas que construíram essa imagem positiva da Polícia Militar de Santa Catarina. Hoje já somos um batalhão que nos orgulha muito. A segurança pública em Mafra é um dos pontos fortes da nossa cidade. Recebemos equipamentos, viaturas, mas nada disso teria valor se não fosse pelo trabalho dos homens e mulheres que vestem a farda da Polícia Militar de Santa Catarina”, declarou.

Também presente na cerimônia, o prefeito de Itaiópolis, Ivan Rech, parabenizou a corporação destacando a atuação dos militares na construção de um Estado mais seguro: “Faz a diferença, constrói o nosso Estado e, para não dizer, todo o nosso Brasil. A Prefeitura de Itaiópolis parabeniza todos os integrantes da PMSC pela história construída com honra, disciplina e comprometimento ao longo desses 190 anos. Nossa admiração a todos os homens e mulheres que vestem essa farda com orgulho. Seguimos juntos na construção de uma cidade e de um Estado mais seguros para todos”, completou.


