
Reportagem Gazeta do Cerrado
Durante a cerimônia de apresentação da nova frota de transporte coletivo de Palmas, realizada nesta terça-feira, 7, o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) fez um discurso emocionado e firme, destacando a importância do investimento em transporte público digno e seguro para a população da capital. A cidade passa a ser a única capital do país com 100% da frota de ônibus zero-quilômetro.O evento teve presença do governador Wanderlei Barbosa, do senador Eduardo Gomes e vários vereadores.
O prefeito iniciou sua fala fazendo um contraponto entre o passado recente do sistema de transporte e a nova realidade: “Aqueles ônibus quebrados e velhos não casavam com a imagem de uma capital planejada, ônibus que não estava à altura da nossa população. Caro é subverter o povo ao risco de incêndio, de acidente. São mais de 300 sinistros ou acidentes que já estão na conta da prefeitura”, criticou, ressaltando que segurança e pontualidade são componentes fundamentais da dignidade urbana. “Sair de casa na hora certa, enxergar na hora certa, andar com ônibus de qualidade — isso é dignidade”, completou.
Eduardo afirmou que a nova gestão é pautada pela fé e compromisso com a população: “Eu pedi muito a Deus em oração, e não seria justo da minha parte para com Ele e para com este povo que eu fizesse diferente. Faço com alegria. O que faço, faço de verdade”, disse.
Ele também destacou o esforço coletivo e o comprometimento de sua equipe, mencionando o secretário de Trânsito e Mobilidade, Dr. Wallace, que, segundo o prefeito, estava na garagem às 4 horas da manhã todos os dias acompanhando a situação crítica da antiga frota. “A média diária era de 80 a 90 ônibus voltando quebrados. Amanhã, nós vamos estar na rua com 154 ônibus. Eu quero crer em Deus que será suficiente para normalizarmos definitivamente o serviço.”
A nova frota começou a operar com tarifa gratuita até o dia 11 de maio, e a partir do dia 12, a tarifa será de R$ 4,85. O serviço está sendo operado de forma emergencial pela empresa Sancetur até que o processo licitatório definitivo, atualmente em análise no Tribunal de Contas do Estado, seja concluído.
Eduardo Siqueira também anunciou o projeto das estações climatizadas, que serão construídas por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com acesso à linha Teotônio Segurado. As estações contarão com lanchonetes, banheiros climatizados, agências de serviços públicos como o Resolve Palmas e o É pra Já, além de outros espaços para conforto do usuário. “O dinheiro público é para ser investido onde ele precisa. Tem muita gente que não precisa de ônibus, não precisa de hospital, tem plano de saúde. E o governo existe para quem precisa dele. É o que Deus nos pede”, afirmou.
Eduardo concluiu dizendo que trabalha para deixar um legado digno para as próximas gerações: “Meu pequeno Gael, eu com a sua idade, eu não entendia praticamente nada do que seu avô fazia”, declarou, referindo-se ao ex-governador Siqueira Campos, fundador de Palmas. “Mas hoje, eu trabalho para que você, um dia, entenda o que fizemos por essa cidade.”